Manchetes do dia – 18.12.2024

Sputnik –  Este fim de ano será agitado para os membros do Congresso Nacional e do Executivo. A apenas uma semana do encerramento das atividades parlamentares para as férias, o governo federal busca correr a fim de aprovar medidas essenciais para o equilíbrio das contas públicas do ano que vem. “Para resolver essa dificuldade, o governo federal vai precisar liberar bilhões em emendas para os parlamentares nesta semana. Esse é o custo que o governo está disposto a pagar”.

Jornal GGN –  O aumento de preço dos alimentos e bebidas ajudou a pressionar a inflação em todas as faixas de renda, mas seu impacto foi proporcionalmente mais forte nas classes de renda mais baixa devido ao maior percentual do gasto com esses itens no orçamento. Em contrapartida, a melhora no desempenho do grupo “habitação”, refletindo as quedas das tarifas de energia elétrica (-6,3%), gerou um alívio inflacionário no último mês para todas as classes.

Vermelho – Baseado na história real da família Paiva, o filme retrata o drama vívido de Eunice Paiva após o desaparecimento de seu marido, o ex-deputado federal Rubens Paiva, uma das vítimas da ditadura militar brasileira (1964-1985). Rubens foi preso pela polícia nos anos 1970 e nunca mais foi visto. Eunice, então mãe de cinco filhos, precisava enfrentar os desafios de sustentar a família enquanto buscava respostas sobre o destino do marido.

Outras Mídias –  “Eu sou a toupeira que destrói o Estado por dentro”. A frase do presidente argentino Javier Milei, revela o caráter sui generis de uma gestão produto de uma brutal crise de representação. Ele é o primeiro outsider a chegar ao poder na Argentina, justamente quando a democracia completou 40 anos, e abriu caminho para a Casa Rosada com um discurso incomumente radical.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 18.12.2024

Deixe um comentário