Manchetes do dia – 5.11.2024

Hora do Povo – Parlamentares e representantes de empresários e de trabalhadores debateram, em audiência pública na Câmara dos Deputados, os caminhos necessários para a retomada do desenvolvimento industrial do país a partir do programa Nova Indústria Brasil (NIB), proposto pelo governo federal. “O arcabouço fiscal, de Fernando Haddad, é um dos principais entraves para o desenvolvimento de uma indústria brasileira pujante”, afirmou Bira.

Hora do Povo –   Em reação imediata à notícia de que a equipe econômica do governo estaria pensando em incluir em seu pacote de cortes de gastos uma alteração na Constituição para acabar com a obrigatoriedade de financiamento dos fundos constitucionais, incluindo o Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), a comunidade científica divulgou nota assinada por mais de 40 entidades – entre elas a Academia Brasileira de Ciências e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – repudiando a intenção de mexer no FNDTC.

Hora do Povo – A pressão para que o governo federal faça cortes nos investimentos e nos programas sociais está passando de todos os limites. Há realmente uma necessidade urgente de um corte nos gastos públicos, mas com os juros da dívida. Só nos últimos doze meses deste ano, até setembro, o governo gastou R$ 855 bilhões apenas com o pagamento de juros aos bancos. O problema é que os banqueiros e sua mídia não querem cortar um tostão desses gastos. Pelo contrário, já se articularam para aumentar os juros e obrigar o governo a gastar mais.

Vermelho – Você certamente sabe quem são Donald Trump e Kamala Harris – mas é provável que jamais tenha lido ou ouvido qualquer referência a nomes como Jill Stein, Chase Oliver, Claudia De La Cruz e Cornel West. Todos eles disputam a 60ª eleição presidencial nos Estados Unidos. Na prática, Kamala e Trump são os únicos com chances de chegar à Casa Branca.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Deixe um comentário