Manchetes do dia – 24.10.2024

Hora do Povo – Paulo Kliass: desde a divulgação dos resultados das eleições de outubro de 2022 tornou-se sistemático o questionamento a respeito de quais seriam as verdadeiras intenções de Lula no que se refere à política econômica de seu terceiro mandato. “O risco Haddad é o fator de perigo que pode conduzir o Brasil a um ponto de não retorno às esperanças apontadas pelos constituintes na Carta aprovada em 1988”.

Hora do Povo – Na semana passada, os agentes de mercado previam uma inflação de 4,39% e agora 4,5%, isto é, no limite da meta de inflação que foi estabelecida pela equipe econômica do governo Lula. Há 4 semanas as expectativas estavam em 4,37%. O único motivo é garantir o ganho astronômico dos rentistas. Para Ricardo Alban, “se o Brasil quer mesmo evitar perder mais oportunidades de crescimento, precisa rever o papel dos juros na política econômica”.

Economistas pela Democracia – O neoliberalismo é uma política de desregulamentação. Acusou os grandes conglomerados empresariais de “se beneficiarem da flexibilização das leis e da privatização dos bens públicos”, bem como “a globalização como o veículo perfeito para o domínio econômico de corporações transnacionais”. Acrescentou: “elas saqueiam os recursos naturais dos países mais pobres e transformam essas nações em meros fornecedores de matéria-prima e mão de obra barata”. A globalização “trouxe para muitos países a desindustrialização,

Sputnik – “Juntos, somos mais de 3,6 bilhões de pessoas, que integram mercados dinâmicos com elevada mobilidade social. Representamos 36% do PIB global por paridade de poder de compra. Contamos com 72% das terras raras do planeta, 75% do manganês e 50% do grafite. Entretanto, os fluxos financeiros continuam seguindo para nações ricas”, destacou.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 24.10.2024

Deixe um comentário