Manchetes do dia – 12.10.2024

Hora do Povo – Ao todo, 164 integrantes do Tesouro que ocupam postos gerenciais, como coordenadores ou gerentes, protocolaram o pedido de entrega de cargo, o equivalente a 75% do total. Uma das principais questões em jogo diz respeito principalmente aos servidores do Tesouro, que não aceitam a disparidade com as outras duas principais carreiras do Ministério da Fazenda – os auditores da Receita Federal e procuradores da Fazenda Nacional –, que têm seus salários reforçados por uma parcela extra, em forma de bônus ou honorários de sucumbência.

Sputnik –  Com design arrojado, o motor hipersônico brasileiro poderá ter mais aplicações civis e militares do que o esperado. “O projeto de desenvolvimento de motor para aeronave hipersônica brasileiro se chama 14-X, em uma referência ao projeto de Santos Dummont, o 14-BIS”, disse Hetem à Sputnik Brasil. “A ideia é que a aeronave voe a 14 vezes a velocidade do som, então o número 14 virou um número mágico para esse projeto.”

Jornal GGN – Brasil, China e Índia, países do bloco econômico de emergentes conhecido como BRICS, estão entre os mais afetados pela aplicação da FCPA, a lei contra práticas de corrupção no exterior criada pelos Estados Unidos nos anos 1970. A tese mostra que enquanto aperta a faca sobre o pescoço de companhias estrangeiras, os EUA aplicam multas mais leves contra as empresas americanas acusadas de praticarem crimes de colarinho branco. A lei é usada pelo Império como estratégia para impulsionar a indústria americana e desestabilizar os mercados concorrentes, atacando economias em ascensão, principalmente, no Sul Global.

Outras Palavras – Panos Tsoukalis: o capitalismo mudou de tal forma que o rótulo “neoliberalismo” se tornou obsoleto. No núcleo de um sistema que criou múltiplas formas de extrair a riqueza coletiva, há dois grupos de corporações: as Big Techs e as gestoras de ativos. Como elas atuam em conjunto e por que isso é social e politicamente devastador?

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 12.10.2024

Deixe um comentário