Vermelho – O elevado patamar de 10,75% da Selic é um ato de “guerra” contra o desenvolvimento nacional e os direitos do povo. Esta taxa estratosférica é consequência de uma política monetária ditada pela engrenagem do sistema financeiro internacional e local, que se agravou com a “independência” do Banco Central. O Dieese calcula que a elevação de 0,25% na Selic aumentará em R$ 13 bilhões os gastos da União com os juros dos títulos públicos.
Hora do Povo – “A taxa de investimento no segundo trimestre foi de 16,8% do PIB, muito abaixo do necessário para sustentar um crescimento de 5% ao ano. Estudos mostram que, para atingir essa meta, precisamos de uma taxa entre 24% e 25% do PIB”, diz o presidente do Conselho de Administração Gino Paulucci. A ABIMAQ realizou seu 9º Congresso no dia 17 de setembro, sob o tema “Política industrial, produtividade e desenvolvimento”, contando com a participação especial do vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin.
Jornal GGN – A vantagem apresentada pela empresa de Taiwan ante a concorrência do mercado não é apenas a produção de chips avançados de forma mais eficiente, mas sim a transferência de seu conhecimento e experiência entre diferentes tecnologias – fazendo com que sua expertise tecnológica seja replicada em outros locais, “desde que novas plantas possam se basear na experiência da matriz taiwanesa”.
Olhar Digital – Cientistas e engenheiros locais estão impulsionando avanços em áreas como internet 6G e Inteligência Artificial. E em meio a tudo isso, uma startup em particular, chamada Energy Singularity, está perseguindo um objetivo audacioso: dominar a fusão nuclear. Quando controlada a fusão nuclear, o processo que ocorre no Sol, uma reação de fusão gera milhões de vezes mais energia do que os combustíveis fósseis e até quatro vezes mais do que a fissão nuclear, usada nas usinas nucleares atuais.




Um comentário em “Manchetes do dia – 23.9.2024”