Manchetes do dia – 20.9.2024

Hora do Povo – “Fazendo um cálculo rápido aqui, de quanto custou essa decisão do Banco Central sobre a taxa Selic. Vamos lá. Nosso PIB é de 8 trilhões de reais, aproximadamente. A dívida pública é de 78% do PIB. Mais ou menos 50% dessa dívida está atrelada à taxa Selic”, explicou. Segundo Oreiro, “nós teremos as duas políticas, tanto a monetária como a fiscal contracionistas em 2025. Isso me parece claramente uma estratégia do mercado financeiro visando interferir nas eleições de 2026”

Tribuna do Rio – Um dos pontos mais polêmicos da PEC é a possível mudança na natureza do BC, que passaria de uma autarquia pública para uma entidade de direito privado. Essa transformação, além de fragilizar a posição do Banco Central, também impactaria negativamente os servidores, que perderiam garantias e prerrogativas ao migrarem para um regime celetista. Essas mudanças estruturais poderiam abrir espaço para interferências externas, principalmente do mercado financeiro, em uma instituição conhecida por sua excelência técnica. Outra crítica relevante é a possibilidade de pagamento de salários excessivos a diretores e ocupantes de altos cargos.

Vermelho – Como indicado, os municipalistas pedem a aplicação dos recursos do Fundo Nacional de Mudança Climática fora do Orçamento Geral da União: “o produto da arrecadação dos Impostos de Renda e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), 3% serão destinados ao Fundo Nacional sobre Mudança do Clima”, coloca a entidade, que ainda apoia a criação de um Consórcio Nacional para Gestão Climática e Prevenção de Desastres, pois observam que de 94% dos Municípios enfrentam dificuldades nesta questão.

Vermelho – A chamada terapia de choque do presidente argentino fez o país acumular uma contração de 3,4% neste ano.No mesmo período, houve queda no consumo privado de 9,8%, nos investimentos de 29,4% e as importações diminuíram 22,5%. A inflação argentina ficou em 4,2% em agosto, uma alta de 0,2 ponto em comparação com julho, de 4%. O acumulado da inflação nos últimos 12 meses no país é de 236,7%.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

3 comentários em “Manchetes do dia – 20.9.2024

Deixe um comentário