Hora do Povo – O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a suspensão do funcionamento no Brasil da rede social X. Ele notificou a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para cortar a rede social em todo território nacional em, no máximo, 24h. A Anatel será responsável pela concretização da medida. A Procuradoria-Geral da República (PGR) concordou com a decisão de Moraes. Mais cedo o presidente Lula, em entrevista na Paraíba, também defendeu a punição da plataforma.
Jornal GGN – O termo “filibusteiro” e seu cognato inglês, filibuster, tem suas origens no espanhol filibustero, que vem, por sua vez, do holandês vrijbuiter, com o significado de pirata, corsário ou, simplesmente, ladrão. Não é difícil imaginar um novo Xatruch, brasileiro, literalmente sem barba e cabelo, pelo qual Elon Musk vem sendo derrotado.
Vermelho – A maior queda no índice de pobreza extrema, 45,2%, ocorreu numa das fatias mais vulneráveis, a das mulheres negras, que também avançou 13% na taxa de escolarização. Os dados constam no relatório 2024 do Observatório Brasileiro das Desigualdades, que analisa 42 indicadores. Parte desses dados se concentra em 2023, enquanto outros dizem respeito a anos anteriores, ainda sob o governo de Jair Bolsonaro.
Outras Palavras – Ao oferecer, no livro Born in Blackness, uma visão materialista implicitamente histórica das intersecções entre a escravatura e o capitalismo, French segue o imperativo presciente da historiadora Stephanie Smallwood de “colocar o próprio ser humano escravizado no centro da nossa análise da forma da mercadoria”.





Um comentário em “Manchetes do dia – 1.9.2024”