Manchetes do dia – 16.8.2024

Outras Palavras – O objetivo do projeto de lei era alterar o conceito de “Receita Corrente Líquida” (RCL), adotado pela Lei de Responsabilidade Fiscal, de 2000. O dispositivo feria o SUS – o que, é claro, não foi exposto pelo relator. Para tentar reduzir as desigualdades brasileiras, a Constituição de 1988 determinou que União, estados e municípios devem destinar percentuais mínimos de seus orçamentos para a Saúde e Educação. Na Saúde, o “piso” equivale, hoje, a 15% da Receita Corrente Líquida da União.

Sinal – Diante da divulgação do novo relatório nesta manhã, o SINAL, o Sindsep/DF, a Anafe e o SinTBacen divulgaram nota conjunta, na qual apontam a manutenção das inconsistências no texto da matéria. “A substituição da ‘empresa pública’ pela ‘corporação integrante do setor financeiro’ não altera substancialmente as coisas, pois mantém-se a fragilização do vínculo do BACEN com o Estado e a sociedade brasileira”, destacam.

CTB – Os bancos procuram maximizar os lucros intensificando o grau de exploração da força de trabalho. Esta obsessão capitalista pelo lucro máximo, que não é uma exclusividade do nosso “capitalismo selvagem”, se traduz nas políticas de metas dos bancos, que estimula uma concorrência perversa entre os assalariados, jornadas exaustivas que remetem aos primórdios do capitalismo e pressões psicológicas que provocam o adoecimento e a morte de trabalhadores.

CPG – A China, conhecida por seu rápido crescimento urbano e desenvolvimento econômico, está no centro de uma transformação na indústria da construção civil. Um estudo recente revelou que cerca de 80% da areia utilizada na construção no país asiático atualmente é fabricada, ou seja, uma areia artificial, marcando um ponto de virada na engenharia civil e oferecendo esperança para solucionar uma crise global de recursos. Esta mudança representa não apenas um avanço técnico, mas também uma resposta às crescentes preocupações ambientais relacionadas à extração de areia natural.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 16.8.2024

Deixe um comentário