Hora do Povo – Com inflação sob controle, por unanimidade, Selic continua em 10,50% ao ano, 3ª maior taxa de juro real do mundo. Com a decisão do Copom, a taxa de juros reais (descontada a inflação para os próximos doze meses de 3,67%) ficou em 7,36%. De um ano para o outro, o gasto do setor público com os juros aumentou em R$ 197,6 bilhões, totalizando a marca de R$ 835,7 bilhões, no acumulado de 12 meses até julho de 2024.
Hora do Povo – Ato ocorreu em Juiz de Fora com a presença do ministro Sílvio Almeida, que, em nome do governo Lula, se desculpou com a família de Gabriel e com o Brasil pelo que crime que ocorreu em 1982 e tirou a vida do jovem patriota. Gabriel Pimenta era um jovem advogado, de 27 anos, militante do Movimento Revolucionário 8 de Outubro (MR8), e defensor de trabalhadores rurais e dos direitos Humanos em Marabá (PA). Em 18 de julho de 1982, Gabriel Sales Pimenta foi morto com três tiros nas costas, à queima-roupa, por um homem que saiu de um veículo e fugiu logo em seguida.
Vemelho – As ministras Nísia Trindade (Saúde) e Luciana Santos (MCTI), celebram, neste ano, 30 anos da cooperação iniciada em 1994 por uma portaria interministerial que propôs a primeira Conferência de Ciência e Tecnologia em Saúde. Luciana garantiu que o País pode produzir e até exportar insumos. Hoje o Brasil importa cerca de 85% destes produtos. “Podemos ser exportadores de insumos, temos competência, inteligência, capacidade de infraestrutura e produção de soluções e este é nosso objetivo”, afirmou.
Jornal GGN – Informa o New York Times que o governo de Israel manteve em andamento diversos confrontos no Oriente Médio, seja os ataques contra os palestinos em Gaza como os confrontos em menor escala com os aliados do Hamas na região. “Tomados em conjunto, a antiguidade dos alvos, a localização sensível dos ataques e sua quase simultaneidade foram vistos como uma escalada particularmente provocativa que deixou a região temendo uma resposta ainda maior do Irã e seus representantes regionais, incluindo o Hezbollah, os Houthis no Iêmen e as milícias no Iraque”, destaca a publicação norte-americana.




Um comentário em “Manchetes do dia – 2.8.2024”