Manchetes do dia – 1.8.2024

Hora do Povo – Com o resultado do mês, o saldo de empregos formais no primeiro semestre deste ano atingiu 1,3 milhão de novos empregos, 26,2% a mais que o mesmo período do ano passado. Apesar dos resultados favoráveis, o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, destacou que o país ainda está longe do plano emprego e denuncia mais uma vez as taxas de juros delirantes. “Não há razão para não retomarem a queda dos juros”, disse.

Hora do Povo – O Brasil já conta com um total de 1.014 pedidos de recuperação judicial de empresas (RJ), só no primeiro semestre de 2024, uma alta de 71% frente ao mesmo intervalo de meses do ano passado (593 pedidos). Entre os principais fatores que levam as empresas a recorrerem a RJ está a alta carga de juros, que tem pressionado fortemente o caixa das empresas nos últimos anos. Em maio deste ano, o Brasil registrou 6,9 milhões de empresas inadimplentes, o maior número da série histórica do Indicador de Inadimplência das Empresas.

Engenharia pela Democracia – O PBIA terá papel relevante no desenvolvimento nacional, a soberania e a geração de empregos. “O Brasil precisa aprender a voar. Nós somos grandes. Nós temos inteligência. O que nós precisamos é ter ousadia de fazer as coisas acontecerem”, afirmou Lula. São eixos do plano Infraestrutura e Desenvolvimento de IA; Difusão, Formação e Capacitação em IA; IA para Melhoria dos Serviços Públicos; IA para Inovação Empresarial; e Apoio ao Processo Regulatório e de Governança da IA.

Jornal GGN – Ao longo das últimas décadas temos assistido a um movimento crescente de aprofundamento do processo de internacionalização e de financeirização dos mais diferentes setores da economia. Desde o início do capitalismo observa-se uma tendência histórica a mudanças nas relações entre os antigos ramos, relativamente estanques, do capital industrial e do capital bancário.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

2 comentários em “Manchetes do dia – 1.8.2024

Deixe um comentário