Manchetes do dia – 22.7.2024

Hora do Povo – O presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Ricardo Cappelli, criticou o chamado “déficit zero” na economia e defendeu políticas de industrialização para o Brasil, como investimentos diretos e créditos para a área que ele considera estratégica. “Gasto público que gera desenvolvimento volta como receita, como empregos”. Ele defendeu também que a Polícia Federal investigue a ação de especuladores do mercado financeiro contra o real, que causou uma valorização de 7% do dólar em menos de um mês.

Hora do Povo – Em maio de 2024, o índice de utilização da capacidade instalada da indústria química brasileira atingiu 58%, sendo o menor nível desde o início da série histórica da pesquisa, em 1990, conforme informações da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim). Do início dos anos 1990 até maio de 2024, o nível de penetração das importações subiu de 7% para 48% (na margem de doze meses), diz a entidade.

Jornal GGN – O valor se refere aos custos com cuidados com saúde, além de perdas diretas na produção e serviços. Devido à escassez de pessoal, empresas registraram menor lucro, além de ter de realocar colaboradores e treinar funcionários para exercer novas funções. Apenas nos primeiros seis meses deste ano, o país registrou mais de seis milhões de casos de dengue. 

Vermelho – O presidente dos Estados Unidos surpreendeu ao anunciar, em carta pública, que desistiu de concorrer a mais um mandato – fato inédito na história norte-americana em muitas décadas. De acordo com o comunicado, Biden falará à nação no final desta semana para esclarecer sua posição. Sua candidatura já era contestada por dois terços dos eleitores do Partido Democrata, conforme pesquisas divulgadas ao longo deste mês.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 22.7.2024

Deixe um comentário