Hora do Povo – O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) ficou em 0,39%, divulgou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado mensal do indicador, que é considerado a prévia da inflação oficial do país, corresponde a uma desaceleração frente a maio (44%) e veio abaixo das “expectativas” do mercado, que estimavam alta de 0,43%, segundo a mediana das 33 projeções de analistas de consultorias e instituições financeiras.
Hora do Povo – Diante da proposta já explicitada pela equipe econômica do governo, os ministros Tebet e Haddad, de desvincular a aposentadoria e outros benefícios previdenciários do salário mínimo, entidades de aposentados lançaram uma nota de repúdio, defendendo que “receber uma remuneração não inferior a um salário mínimo é um direito de todos garantido pela Constituição”. As entidades afirmam ainda que, “além disso, o piso salarial passa longe de garantir as necessidades básicas do trabalhador”.
Vermelho – As taxas de sindicalização no Brasil, em queda constante desde 2016, sofreram um novo revés no primeiro ano do governo Lula. O País terminou 2023 com apenas 8,4 milhões de trabalhadores sindicalizados – o equivalente a 8,4% da população ocupada. Mesmo cenário brasileiro positivo no último ano, com crescimento do PIB e geração de mais de 1,4 milhão de postos formais de trabalho, só de 2022 para 2023, os sindicatos perderam 713 mil associados.
Inteligência Financeira – Segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística e Censos (Indec), a maior queda aconteceu na formação bruta de capital fixo, com redução de 23,4% na comparação com o mesmo período do ano anterior. Outras quedas notáveis aconteceram nos setores de Construção (-19,7%), Indústria de transformação (-13,7%) e atividades de Intermediação financeira (-13,0%). Na contramão, o setor de Agricultura, pecuária e caça teve crescimento de 10,2%.




Um comentário em “Manchetes do dia – 28.6.2024”