Manchetes do dia – 17.6.2024

Hora do Povo - Resultado de 0,01% do indicador do Banco Central, considerado uma “prévia do PIB”, veio após queda de 0,36% em março. O IBC-Br é utilizado, em tese, na decisão do Comitê de Política Monetária (Copom), para definir a taxa básica de economia, hoje em 10,50%. Mas, independente se a economia vai bem ou mal, o BC, sob o comando do bolsonarista Campos Neto, aponta para mais arrocho monetário e sinaliza que vai manter os juros nas alturas na próxima reunião do Copom.

Hora do Povo -  O lucro do primeiro trimestre de 2024 – o mais alto para um primeiro trimestre desde 2019 (R$ 4,1 bilhões) – vem na esteira das críticas de clientes, que denunciam desligamento unilateral de plano e encerramento de vendas de alguns tipos de plano mais baratos, além dos costumeiros aumentos abusivos e da péssima qualidade na prestação de serviço. No ano passado, as operadoras de planos de saúde apresentaram um lucro líquido de R$ 3 bilhões, quando os preços dos planos de saúde coletivos subiram 14,38%, em média, conforme a ANS.

Hora do Povo - Durante a visita ao Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), o comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, detalhou o projeto do TR-5000, uma turbina a jato concebida e produzida inteiramente no Brasil, que promete ser uma alternativa comercial viável para a geração de energia utilizando multicombustíveis. A apresentação do motor turbojato TR-5000 foi acompanhada pela exposição do projeto do Veículo Lançador de Microssatélites, também desenvolvido pelo IAE. Este veículo visa lançar microssatélites em órbitas baixas, colocando o país entre as nações que dominam essa tecnologia estratégica.

Vermelho - O presidente da China, Xi Jinping, visitou, em maio, três países da Europa – França, Sérvia e Hungria – depois de cinco anos sem pisar em solo europeu. A visita se deu em um momento particularmente importante, marcado pelo aumento das pressões dos Estados Unidos para isolar a China das cadeias de abastecimento e dos mercados do Ocidente – leia-se EUA, União Europeia e Japão – e pelo aumento de tensões entre a União Europeia e a Rússia por conta na guerra na Ucrânia.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 17.6.2024

Deixe um comentário