Manchetes do dia – 15.6.2024

Hora do Povo - “Temos uma arquitetura financeira disfuncional, que alimenta desigualdades. Os bancos de desenvolvimento investem muito pouco”, disse o presidente ao encerrar o Fórum Inaugural da Coalizão para Justiça Social. “O crescimento da produtividade não tem sido acompanhado pelo aumento dos salários, gerando insatisfação e muita polarização. Não se pode discutir economia e finanças sem discutir emprego e renda. Precisamos de uma nova globalização — uma globalização de face humana”, defendeu Lula.

Hora do Povo - “Mantemos a nossa posição de que a Margem Equatorial assim como outras novas fronteiras exploratórias é essencial para a reposição de reservas do país”, afirmou a presidente da Petrobras Magda Chambriard, durante a FII Priority Summit, um evento realizado, no Rio de Janeiro, pelo Fundo de Investimento Público (PIF) da Arábia Saudita. Para viabilizar a autorização, Chambriard enviará ao Ibama novos materiais, com mais detalhes do plano da Petrobrás para a região ao Conselho Nacional de Política Energética (CNPE).

Hora do Povo - Atualmente, o Código Penal garante às brasileiras o direito de interromper a gestação em caso de estupro e risco à vida. E em 2012, uma decisão do Supremo Tribunal Federal estendeu a permissão para casos de anencefalia fetal. E não há limite de tempo para o procedimento. Com o projeto, mulheres adultas e meninas, crianças vítimas de estupro, que passarem pelo procedimento ou os profissionais que fizerem o aborto podem ser presos. O texto além de equiparar o aborto após 22 semanas de gestação ao crime de homicídio, também criminaliza o procedimento em casos como estupro e risco de morte para a mãe.

Vermelho - Diretor de inteligência de transição energética e aceleração regional do Fórum, Mehlum destacou três diferenciais do país: a matriz energética com 93% de participação de fontes renováveis; o investimento de décadas em biocombustíveis; a força das instituições e a maneira como elas trabalham de forma conjunta.  Ele também salientou que o Brasil “mostrou o caminho de que grandes programas como o Luz Para Todos podem fazer a diferença, além de estar desempenhando um papel muito importante internacionalmente neste ano e no próximo”.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

3 comentários em “Manchetes do dia – 15.6.2024

  1. ivo sendacz

    nao posso ficar sentado o tempo necessario para fazer o meu trabalho no fb. Assim me disculpe si nao posso divulgar as suas excelentes publicacoes. Até breve GILBERTO SANTANA


    Curtir

Deixe um comentário