Construir Resistência - Mesmo com esses resultados gigantescos, os bancos reduziram postos de trabalho e fecharam agências. Enquanto esses bancos comemoram aumentos e ganhos recordes, milhares de famílias enfrentam incertezas e dificuldades financeiras.
Essas demissões são uma clara demonstração de prioridades distorcidas, nas quais o lucro é valorizado em detrimento do bem-estar dos trabalhadores e clientes.
Hora do Povo - As vendas do comércio varejista ampliado, que inclui, além do varejo, as atividades de veículos, motos, partes e peças, material de construção, etc., caíram -0,3% na passagem de fevereiro para março.Com a continuidade dos juros altos no país, a pesquisa do IBGE revela que o comércio brasileiro não conseguiu sustentar os avanços vistos em suas operações nos primeiros dois meses deste ano refletiram, em parte, as promoções tipicamente criadas após o período natalino e do Black Friday, cujas vendas não foram nada animadoras para o setor no ano passado.
Hora do Povo - Talvez a única restrição que se possa fazer ao livro de Clara Mattei esteja no título: é possível argumentar que não foram as políticas ditas “de austeridade” que abriram caminho para o fascismo, mas exatamente o fascismo que abriu o caminho para a “austeridade”. Se isso é evidente na Itália, de forma apesar de menos clara, também o é na Inglaterra – esse foi o papel da “independência” do Banco da Inglaterra.
Vermelho - O governo de Javier Milei pode minimizar, mas a Greve Geral convocada pelas principais centrais sindicais da Argentina (CGT e as duas CTA) para esta quinta-feira está se tornando cada vez mais mobilizada. A mobilização não se limita apenas à manifestação nas ruas, mas também visa enviar uma “mensagem” direta aos senadores para que rejeitem os projetos da Lei de Bases e do pacote fiscal, que já receberam meia sanção na Câmara dos Deputados.




2 comentários em “Manchetes do dia – 9.5.2024”