Manchetes do dia – 3.5.2024

Hora do Povo - Em 2023, sete dos 21 setores da indústria de transformação registraram aumento das importações e, simultaneamente, queda da produção. São eles: madeira; vestuário e acessórios; couro e calçados; metalurgia; produtos diversos; produtos de metal; e móveis. Ampliando a mesma análise para cinco anos, de 2019 a 2023, a proporção de empresas que registraram aumento das importações e queda da produção passa para dois terços dos setores industriais, ou seja, 14 setores dos 21.

Hora do Povo - Depois que falharam os outros “motivos” fabricados pelo presidente do BC para seguir com juros altos, Campos Neto vai agora “alertar” o ministro da Fazenda para um novo “perigo”, o do “pleno emprego”. Ele alega que isto está pressionado a inflação. Quer manter as taxas de juros mais altas do mundo porque, segundo ele, o mercado de trabalho do Brasil está “aquecido”. IBGE acaba de apontar que 8,6 milhões de brasileiros estão desempregados. Invenção de Campos Neto revela que seu objetivo é manter estagnação econômica e demitir pessoas.

Vermelho - Muito antes de ser imortalizado na música MestreSala dos Mares (1974), escrita por Aldir Blanc e João Bosco e gravada pela cantora Elis Regina, ou ser chamado de “Almirante Negro”, João Cândido, aos 30 anos, liderou a Revolta da Chibata. O estopim foram as 250 chibatas sofridas por um marinheiro, mas a elas se somou outras reivindicações. Para além das punições físicas, os marinheiros também exigiam melhores condições de trabalho e valorização salarial.

Hora do Povo -  As o.Presente nas comemorações na cidade de Cochabamba, o presidente Luis Arce entregou ao executivo da COB os decretos que aprovaram o aumento salarial de 5,85% ao mínimo nacional, contra os 2,12% de inflação em 2023. “Queremos ratificar o compromisso do nosso governo de trabalhar pelo povo, junto ao povo e para o povo”, disse o presidente boliviano ao entregar o decreto ao dirigente da COB. Arce destacou que o aumento corresponde a melhora do poder de compra do trabalhador sem descuidar da estabilidade da economia nacional.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 3.5.2024

Deixe um comentário