Jornal GGN – A verduga da Fundação Padre Anchieta é a Secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativa do Estado de São Paulo Marilia Marton. Apenas reeditou a perseguição que o governo Bolsonaro empreendeu contra a Fundação. Sua primeira atitude foi cortar totalmente as verbas de manutenção da Fundação – aquelas destinadas a pagamento de salários, reformas, manutenção e lançamento de programas.
Sputnik - Lar de uma das mais vastas reservas do mundo, com 33 trilhões de metros cúbicos, o Irã é um dos maiores produtores globais de petróleo. Ademais, o país é a potência dominante na região do estreito de Ormuz, no golfo Pérsico, rota marítima por onde passam mais de 30% do petróleo global. Embora não detenha o controle sobre a passagem, a ameaça de bloqueio à rota é apontada como uma das possíveis armas de dissuasão de Teerã, que caso seja consolidada teria impactos sem precedentes no fornecimento mundial de petróleo.
Vermelho - Mais de 2,6 mil pessoas foram resgatadas de condições de trabalho análogas à escravidão somente em 2023, em ações de fiscalização, segundo o relatório “Conflitos no Campo Brasil 2023”. Ao mesmo tempo, o documento salienta que também bateu recorde a “Lista Suja” do trabalho escravo — cadastro oficial com os dados de empregadores responsabilizados pela exploração de mão de obra análoga ao de escravo —, que registrou 473 pessoas físicas e jurídicas.
Hora do Povo – O Chade – um país do norte da África que faz fronteira com Líbia, Sudão, Camarões, Níger e Nigéria – pediu às tropas norte-americanas – um contingente estimado em 100 soldados – que interrompessem as atividades em uma base aérea perto da capital N’Djamena. Nos últimos dois anos, o que foi visto como o renascimento do sentimento anticolonialista no norte da África, sucessivos levantes cívico-militares em Burkina Faso, Mali e Níger levaram ao rompimento da subordinação à França, à retirada de tropas francesas e norte-americanas e a uma aproximação com a Rússia.





2 comentários em “Manchetes do dia – 24.4.2024”