Manchetes do dia – 1.4.2024

Engenharia pela Democracia – Miguel Manso: a engenharia brasileira já deu incontáveis provas de sua capacidade inventiva, inovadora, e tem sido decisiva para o desenvolvimento da Ciência, da Tecnologia e Inovação em todas as suas linhas. Presente em duas centenas de especializações, em praticamente todos os setores da economia, da produção, da agricultura à saúde, da educação às finanças, dos serviços à indústria. Praticamente nada é feito sem muita e competente engenharia do Brasil.

Hora do Povo –  A venda da empresa brasileira Avibras, fabricante de equipamentos de defesa, de mísseis e com uma grande expertise na área de veículos lançadores, para um grupo australiano concorrente, anunciada esta semana, está sendo considerado um acontecimento trágico para a Defesa Nacional e para o projeto nacional mais amplamente.Os compradores são integrantes de um fundo de investimentos australiano que por meio de uma concorrente de porte muito inferior a Avibras, a Defendtex, comprou 100% da empresa nacional. Ainda não há informações sobre os valores envolvidos na transação. O governo brasileiro autorizou a venda.

Hora do Povo - O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, cobrou a continuidade da redução da taxa Selic, ao divulgar os números da geração de emprego formal em fevereiro deste ano, época que foram criados 306.111postos de trabalho com carteira assinada, superando as 168.503 vagas de janeiro em 81,67%. Segundo ele, o Brasil poderia ter gerado mais de 2 milhões de empregos no ano passado se não fosse a “irresponsabilidade” do BC em sustentar a taxa básica de juros (Selic) em 13,75% até agosto do mesmo ano (fazendo com que a taxa ficasse doze meses neste patamar) e se a política de cortes da Selic  tivessem sido mais agressivas.

Construir Resistência – A França prestará uma importante e emocionante homenagem a um dos maiores craques do futebol brasileiro da década de 1980: Sócrates. Em Paris, epicentro dos Jogos Olímpicos de 2024, será inaugurada a “Rue Doutor Sócrates”. Localizada dentro da Vila Olímpica — que vai se transforma em um bairro depois de receber os atletas — a rua, será inaugurada em evento que contará não só com a presença de ministros e autoridades francesas, como também o ex-jogador Raí (irmão do homenageado).

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 1.4.2024

Deixe um comentário