Manchetes do dia – 11.3.2024

Vermelho – O Plano Brasil Sem Fome, lançado no ano passado, apresentou a meta de tirar o Brasil do Mapa da Fome até 2030. Lula deu a entender que antecipou o prazo porque seu governo conseguiu “arrumar a casa”: ministérios, autarquias e conselhos estão em ordem, os estoques da Companhia Nacional de Abastecimento estão em dia, os grandes e os pequenos agricultores estão produzindo. “Nós temos todos os instrumentos para acabar com a fome neste país”, resumiu o presidente. “Acabar com a fome é prioridade zero.”

GOV.BR - Vamos parar de achar que é impossível fazer, que o país é pobre, que o país é pequeno e vamos tentar ser grandes. Vamos tentar ser grandes? Vamos tentar dar um passo adiante? Então, vamos colocar no papel o que vocês acham que pode ser feito. O que vocês acham que o Brasil tem que fazer para o Brasil ser detentor de se apresentar ao mundo para que eu vá dia 23 de setembro fazer meu discurso na ONU e apresentar a nossa proposta de inteligência artificial? Vamos aceitar esse desafio. E vamos nos tornar grandes, orgulhosos.

Hora do Povo -  Os renomados cientistas dizem não estar apenas “desanimados pelas consequências que esta situação poderia ter tanto para o povo argentino como para o mundo”, e condenam explicitamente a “eliminação do Ministério da Ciência e Tecnologia”, a demissão de funcionários do Conselho Nacional de Investigações Científicas e Técnicas (Conicet) e o encerramento antecipado de muitos contratos. O congelamento dos programas de pesquisas e a redução do número de estudantes de doutoramento e de jovens cientistas, entre outras medidas de desmonte da estrutura pública “causarão a destruição de um sistema que levou muitos anos para construir e que exigiria muitos mais para ser reconstruído”.

Hora do Povo - A China tem um sistema político muito peculiar que eu chamo de “democracia não liberal”, o que significa que a democracia chinesa é uma construção histórica onde o povo tem cada vez mais poder sobre o destino do país – muito diferente das democracias liberais onde o poder do dinheiro e do capital se sobrepõe aos interesses da sociedade. As decisões a serem tomadas terão um impacto significativo, por exemplo, na direção das políticas industriais chinesas.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 11.3.2024

Deixe um comentário