Manchetes do dia – 10.3.2024

Vermelho – O levantamento ainda verificou situações de assédio e desigualdade salarial. O Infojobs diz que, apesar da evolução em comparação a 2023 (78%), sete em cada 10 mulheres ainda acreditam que já perderam alguma oportunidade de emprego apenas por causa do seu gênero. Nesse cenário, 58% também dizem que já enfrentaram situações invasivas ou subjetivas durante um processo seletivo, com perguntas ou situações cujo foco não era apenas suas habilidades profissionais.

Sputinik -  A delegação da estatal brasileira visitou campos de petróleo no Lago Maracaibo. Maracaibo é uma região de produção fundamental para a Venezuela e uma oportunidade para o país ressuscitar o eixo de sua economia após anos de subinvestimento. Embora Washington venha alertando Caracas que pode voltar com duras sanções por conta do processo eleitoral em andamento no país sul-americano, provavelmente se absterá de impor as mais rígidas penalidades relacionadas à energia para manter baixos os preços globais do petróleo e da gasolina nos EUA.

Hora do Povo -  Um recorte inicial que ajuda a elucidar esta relação é o aumento de 100% do salário mínimo, proposto pelo então Ministro do Trabalho, João Goulart, e assinado por Getúlio no dia 1º de maio de 1954. A medida radical atendia aos apelos do movimento sindical que se insurgiu na década de 1950 em diversas greves, especialmente a Greve Geral de abril de 1953. Como resposta às reivindicações, Vargas nomeou Goulart, em junho de 1953, que, por sua vez, apresentou a proposta: “Não são os salários que elevam o custo de vida; pelo contrário, a alta do custo de vida é que exige salários mais altos”.

Vermelho - A situação de conflagração armada no Haiti é hoje mais grave do que nos momentos que antecederam às intervenções militares internacionais de 1994 e 2004, com risco real de grupos paramilitares tomarem o poder. O primeiro-ministro do Haiti, Ariel Henry, ainda não conseguiu voltar ao país depois que grupos paramilitares atacaram uma penitenciária, libertando 4 mil presos, e estiveram próximos de controlar o aeroporto internacional de Porto-Príncipe, capital do país caribenho.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 10.3.2024

Deixe um comentário