Manchetes do dia – 4.3.2024

PIB cresce 2,9% em 2023, impulsionado pelo agronegócio

Hora do Povo – O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil cresceu 2,9% em 2023, impulsionado pelo recorde da safra de grãos de soja e milho, com a Agropecuária registrando alta de 15,1% no ano, segundo dados das Contas Nacionais, que foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta sexta-feira (1º). A Indústria e Serviços tiveram crescimento de 1,6% e 2,4%, respectivamente. Em termos nominais, o PIB, que é soma de todo o conjunto de bens e serviços finais produzidos no país, totalizou R$ 10,9 trilhões em 2023.

PIB da indústria de transformação encolheu -1,3% em 2023

Hora do Povo - A indústria de transformação encerrou o último trimestre de  2023 operando 18,5% abaixo do pico alcançado no terceiro trimestre de 2008. O setor é responsável por cerca de 85% da indústria brasileira, que no computado geral, cresceu 1,6% frente a 2022, um resultado escorado na indústria extrativa (petróleo e gás natural e de minério de ferro) que avançou 8,7% e na indústria de serviços de utilidade pública (Eletricidade e gás, água, esgoto, atividades de gestão de resíduos), que cresceu 6,5%.

A Catastrófica Potência de um “Navio-Bomba” no Porto de Santos 

SOS Planeta – Os riscos associados ao transporte e armazenamento de substâncias perigosas capturaram a atenção mundial após o desastre devastador em Beirute, com a explosão de uma grande quantidade de nitrato de amônio. A possibilidade de um evento semelhante ou de magnitude ainda maior no Porto de Santos, Brasil, é uma preocupação apresentada por Jeffer Castelo Branco, pesquisador da UNIFESP. A referenciação a “Brittle Power”, uma publicação especializada norte-americana, pela sua análise, projeta um cenário de potencial apocalíptico, onde a potência da carga de um “navio-bomba” poderia ser comparada a 55 bombas de Hiroshima — um alerta que ressoa com gravidade na comunidade portuária e na população residente nas áreas adjacentes.

Brasil e 23 países da Celac exigem cessar-fogo em Gaza

Vermelho – Na chamada “Declaração sobre as ações israelenses em Jerusalém Oriental Ocupada e no resto do Território Palestino Ocupado”, divulgada neste sábado (2) pelo Ministério das Relações Exteriores, os signatários pedem à “Corte Internacional de Justiça para determinar se a ocupação continuada do Estado da Palestina pelo Estado de Israel constitui uma violação do direito internacional”. Entre os seis pontos da declaração, os países exigem a libertação imediata de todos os reféns e a garantia de acesso humanitário às áreas afetadas. O texto é parte de um apelo feito pelo presidente Lula por uma moção nesse sentido ao final do encontro. Somente 24 países da Celac assinaram o texto. Ficaram de fora Argentina, Costa Rica, Equador, El Salvador, Guatemala, Panamá, Paraguai e Uruguai.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 4.3.2024

Deixe um comentário