PF intima Bolsonaro para depor sobre sua tentativa de golpe contra o Brasil

Hora do Povo – Mais uma intimação para depor à Polícia. Mais uma encrenca para o ex-presidente inelegível Jair Bolsonaro (PL), que ele arrumou. A PF intimou o ex-chefe do Executivo para depor na investigação que apura o envolvimento dele e de membros do seu governo, inclusive auxiliares ex-militares, em atos golpistas para mantê-lo no poder. A apuração da PF já levantou, entre outros elementos, o vídeo da reunião em que Bolsonaro apressa seus ministros a tomarem providências e que não esperem pelo resultado da eleição para só então agir.
Equilíbrio fiscal e juros

Jornal GGN - O Banco Central divulgou recentemente as informações oficiais relativas à política fiscal do governo brasileiro. Com o boletim de dezembro de 2023, torna-se possível a consolidação dos dados de todo o exercício passado. Os números tendem a confirmar, mais uma vez, a dominância da esfera financeira sobre todos os demais setores da atividade econômica. Esse processo de hegemonia do financismo vem de muito tempo, mas a cada novo período a situação parece se aprofundar ainda mais. Um dos principais problemas no debate envolvendo as políticas de austeridade fiscal diz respeito ao tratamento oferecido às despesas governamentais de natureza financeira.
Aos 110 anos de Ignácio Rangel, o legado de um pensador original da economia brasileira

Vermelho – Rangel emergiu como parte do grupo de intelectuais nacionalistas e desenvolvimentistas que, durante os anos 50, reuniram-se em torno do Instituto Superior de Estudos Brasileiros (ISEB). Sua contribuição para repensar radicalmente a sociedade e a economia do Brasil foi monumental. Ao lado de figuras como Hélio Jaguaribe, Guerreiro Ramos e Cândido Mendes de Almeida, Rangel deixou sua marca na história intelectual do país. Um dos principais conceitos desenvolvidos por Rangel, na opinião de Bresser Pereira, foi a noção de “dualidade básica da economia brasileira”.
Dois anos depois, avanço russo expõe exaustão militar ucraniana

Vermelho – A queda de Avdiivka, na região de Donetsk, para as forças russas representa uma das maiores vitórias de Moscou desde a fracassada contra-ofensiva ucraniana no ano anterior. Analistas de todo o mundo já admitem que este pode ser o primeiro passo de uma série de implicações geopolíticas favoráveis à Rússia. A dominância russa no leste da Ucrânia chega no momento em que Putin enfrenta as turbulências internas após a morte de seu opositor, Alexei Navalni. Com o apoio da população à guerra na Ucrânia permanecendo alto, Putin pode buscar capitalizar politicamente sobre essa conquista.

Um comentário em “Manchetes do dia – 22.2.2024”