Manchetes do dia – 20.2.2024

Bancos seguem juro alto do BC e mantêm taxas dos empréstimos nas alturas, diz Procon

Hora do Povo – Entre janeiro e fevereiro de 2024, a taxa média de empréstimos pessoais nos seis maiores bancos do país (Itaú, Santander, Bradesco, Safra, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal) caiu apenas 0,01 ponto percentual, de 7,95% para 7,94% ao mês (a.m), de acordo com uma sondagem feita pelo Núcleo de Inteligência e Pesquisas da Escola de Proteção e Defesa do Consumidor da Fundação Procon-SP. Ao ano, a taxa média cobrada pelos principais bancos do país ficou em 150%.

Desemprego cai em 2023, mas informalidade segue alta

Hora do Povo - De acordo com o instituto, no período analisado, “diversos Estados do país apresentaram tendência de queda, mas só em dois deles a retração foi considerada estatisticamente significativa”, sendo os estados do Rio de Janeiro (de 10,9% para 10%) e do Rio Grande do Norte (de 10,1% para 8,3%), segundo destacou a coordenadora de Pesquisas por Amostra de Domicílios do IBGE, Adriana Beringuy. Em vários estados, mais da metade da população ocupada exerce atividades informais, precárias, sem direitos e sem carteira

A catastrófica potência de um “navio-bomba” no Porto de Santos 

SOS Planeta – Castelo Branco não apenas alerta para a potência destrutiva teórica, mas também chama a atenção para o impacto real que uma explosão dessa envergadura provocaria. Destacando uma potência 824 vezes maior que a tragédia de Beirute, ele pinta um quadro onde Santos, uma cidade de importância histórica e econômica significativa, poderia ser praticamente aniquilada. O pesquisador eleva a discussão sobre a segurança em instalações de armazenamento de produtos químicos e a urgência de protocolos rigorosos para evitar um desastre ambiental e humanitário incomensurável.

Entidades civis israelenses fazem apelo urgente pelo cessar-fogo e libertação imediata dos reféns

Construir Resistência – O PAZ AGORA, junto com outras 37 organizações de direitos humanos e da sociedade civil israelenses – assinou uma Declaração Conjunta pedindo um cessar-fogo imediato em Gaza e a libertação dos reféns que lá estão sendo mantidos.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 20.2.2024

Deixe um comentário