Manchetes do dia – 26.1.2024

PF desbarata esquema criminoso de espionagem montado por Ramagem e Bolsonaro

Hora do Povo – Trinta mil pessoas podem ter sido espionadas pela “Abin paralela”, segundo a PF.nA investigação apontou que o software comprado pelo governo usava dados de GPS para monitorar irregularmente a localização de celulares. A espionagem ilegal da “Abin paralela” montada durante o governo Bolsonaro – e que foi denunciada, à época, pelo general e ex-ministro Santos Cruz – atingiu 30 mil pessoas e dados foram guardados em Israel, diz chefe da PF.

Parentes de reféns invadem reunião do parlamento israelense

Construir Resistência – Cerca de 130 pessoas continuam detidas em Gaza, depois que outras foram trazidas para casa em uma trégua em novembro. Uma mulher segurava fotos de três membros da família que estavam entre as 253 pessoas que foram apreendidas no ataque do Hamas em 7 de outubro. “Pelo menos um eu gostaria de trazer de volta vivo, um de três!”, gritou a manifestante depois de entrar na discussão do Comitê de Finanças do Knesset. Outros manifestantes, vestidos com camisetas pretas, seguravam cartazes com os dizeres: “Vocês não ficarão sentados aqui enquanto eles morrem lá”.

Argentina para em defesa dos direitos sociais e trabalhistas atacados por Milei

Hora do Povo - Milhões de argentinos se somaram nesta quarta-feira (24) à Greve Geral convocada pelo movimento sindical e social para repudiar o ‘Plano Motosserra’ do fascista Javier Milei, o Decreto Nacional de Urgência (DNU) 70/2023 e a ‘Lei Ônibus’, um pacotaço que atenta contra direitos civis, sociais e trabalhistas conquistados ao longo de décadas. Em Buenos Aires, centenas de milhares de pessoas tomaram a frente do Congresso Nacional com cartazes gigantes estampando “Pátria sim, FMI não”.

Greves em alta, sindicalização em baixa: o paradoxo dos EUA

Vermelho - Conforme os arautos do “liberalismo” ou da “liberdade” sindical, um modelo com várias entidades disputando a mesma base de trabalhadores estimularia a luta, induziria as sindicalizações e levaria a mais direitos. Os EUA, com uma estrutura liberal e a despeito do “governo mais pró-sindicatos”, estão aí para mostrar que toda e qualquer bravata se dilui diante dos fatos. Enquanto a onda de greves continua, cabe aos sindicalistas norte-americanos testarem e acharem o caminho para uma onda de sindicalizações.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 26.1.2024

Deixe um comentário