Manchetes do dia – 25.1.2024

Política industrial: heresia ou solução?

Revista Fórum – Durante o apogeu da hegemonia do paradigma neoliberal em todo o mundo, determinados conceitos da macroeconomia e boa parte das orientações de política econômica até então praticadas passaram a ser consideradas como pura heresia. Desde que os preceitos do chamado Consenso de Washington foram transformados em definições de estratégias de governo, o fato é que a ideia de retirada do Estado de qualquer espaço da ideia de economia virou regra.

Abimaq: nova política industrial do CNDI

InforCia - A ABIMAQ tem defendido uma Política industrial, articulada, que promova a transformação da estrutura industrial, com a melhoria na formação bruta de capital fixo, o avanço da digitalização, da transformação nos modelos de negócios das empresas para que resulte num forte aumento da produtividade da economia. A Abimaq apoia a aprovação pelo Congresso Nacional dos projetos que fazem parte da nova Política Industrial.

EAD Sindical da CTB atinge marca de 200 participantes: Inscrições gratuitas, participe!

CTB – A palestra inaugural será conduzida por Iso Sendacz, um especialista aposentado do Banco Central, engenheiro e figura de destaque em organizações como o Sindicato dos Escritores de São Paulo e a Engenharia pela Democracia. Sua experiência e conhecimento proporcionarão uma análise profunda dos desafios enfrentados pela classe trabalhadora no cenário econômico atual.

China anuncia mini “bateria atômica” com vida útil de 50 anos

Hora do Povo - A “bateria atômica” gera energia através do chamado decaimento β, em que um nêutron do núcleo instável de um isótopo radioativo se decompõe em um próton (que continua no núcleo) e libera um elétron (e um neutrino), o que nessa transmutação para um núcleo estável propicia a energia. O desenvolvimento agora obtido pela Betavolt permite que a bateria opere de forma estável entre -60 e 120º C.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 25.1.2024

Deixe um comentário