Manchetes do dia – 24.1.2024

Inadimplência cresce em 2023 e atinge 66,1 milhões de pessoas, aponta CNDL

Hora do Povo – Quatro em cada dez brasileiros adultos estavam negativados em dezembro de 2023, aponta CNDL/SPC Brasil. Por modalidade, as dívidas com água e luz (14,20%) e as com os bancos (9,94%) foram as que mais cresceram de um ano para o outro. Em dezembro de 2023, o número de brasileiros com dívidas em atraso chegou a 66,12 milhões de pessoas no país, segundo o indicador de inadimplência realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), junto com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).

Seminário da CTB destaca desafios e propostas para a valorização da aposentadoria e reforma previdenciária

CTB - Adilson de Araújo destacou a magnitude das ameaças enfrentadas. “Ao longo desse último periodo nós enfrentamos um conjunto de ataques aos direitos à classe trabalhadora de forma substancial, a reforma da previdência, à terceirização generalizada e irrestrita tiveram severas repercussõess na vida do povo, sobretudo aqueles que necessitam. E esse diálogo vai no sentido daquilo de retormamos um pouco a necessidade de nutrir do bom conteudo para que possamos enfrentar a reforma da previdência, que traz consigo um pacote de medidas que sugere um processo de desmonte do sistema de seguridade social e afeta a vida do nosso povo”

Falso empreendedorismo: empresas contratam MEIs para retirar direitos

Vermelho – Em 2009, o governo Lula criou uma modalidade de pessoa jurídica, o MEI (microempreendedor individual), voltada a trabalhadores autônomos. Era uma forma de estimular a formalização de milhões de profissionais que, mesmo exercendo atividade econômica, estavam na informalidade. Ao mesmo tempo, esse expediente passou a ser usado por empresas para burlar a legislação, retirar direitos e precarizar o trabalho. Embora contratem profissionais como autônomos, os empregadores forçam esses trabalhadores a exercerem uma jornada fixa ou trabalho contínuo, como no regime CTL (com carteira assinada).

Alabama determina execução de preso por asfixia em método que até Associação Veterinária rejeita

Hora do Povo - Execução viola “proibição de tortura” e sequer atende os padrões da Associação Médica Veterinária dos EUA, que recomenda sedação dos animais na eutanásia com gás nitrogênio, adverte porta-voz de Direitos Humanos da ONU. “O que diz sobre a condição moralmente enervada de nossa cultura política que o Estado do Alabama está tão ansioso para tentar pela segunda vez matar alguém (cujo próprio júri não achou que deveria ser morto em primeiro lugar) que está disposto a colocar a vida de um pastor e sua equipe de execução da prisão em risco?”, escreveu St. Clair.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 24.1.2024

Deixe um comentário