Passe Livre bate recorde e registra maior crescimento no país em 2023

O fim da cobrança da passagem no transporte coletivo público urbano avançou em 2023 no país como nunca registrado antes. Desde janeiro, foram 31 municípios que adotaram o sistema pleno, que abrange a tarifa zero no transporte durante todos os dias, para toda a população. O ano de 2021 foi o segundo em mais adesões: 15 cidades. No total, o país hoje conta com 94 municípios com Passe Livre pleno. São Paulo é o estado com maior número de municípios com tarifa zero: 29, seguido de Minas Gerais (25), Paraná (11), e Rio de Janeiro (10).
Número de pedidos de recuperação judicial é recorde em novembro, segundo Serasa

No mês foram registrados 175 pedidos, o que corresponde a uma alta de 8,0% em relação a outubro e de 196,6% frente a novembro de 2022. As micro e pequenas empresas lideram a lista de solicitações para recuperação judicial. Foram 137 pedidos no mês. Em seguida vem as empresas de médio porte, com 33 pedidos, e as de grande porte, com 16 pedidos. Abalados financeiramente pelas altas taxas de juros, “muitos empresários recorrem aos processos de recuperação judicial como uma tentativa de renegociar dívidas e evitar a falência”, diz o economista Luiz Rabi.
Governo confirma reajustes salariais a agentes da PF e da PRF

O acordo foi assinado pelo governo esta semana e anunciado pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos. Na PF, o reajuste vai contemplar delegados, agentes, peritos, escrivães e papiloscopistas – o reajuste dos policiais penais ainda segue em negociação. Os reajustes serão escalonados ao longo dos próximos três anos, em agosto de 2024, maio de 2025 e maio de 2026. Na classe especial da PF, a mais alta, o reajuste acumulado será de 22,6%. Com isso, delegados no topo da carreira irão receber R$ 41,3 mil em 2026. Na terceira classe, o aumento será de 7,77%.
Servidores do BC convocam paralisação de 24 horas para 11 de janeiro

O Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal) disse que a greve ao tratamento assimétricas dado pelo governo a outras categorias, como policiais federais e auditores da Receita Federal, e demonstra a insatisfação “em relação à falta de consideração” do Planalto com as demandas da categoria. De acordo com o Sinal, os servidores da autoridade monetária já estão em operação padrão, o que tem provocado atrasos na divulgação de indicadores pelo BC, cenário que pode se agravar com a greve.

Um comentário em “Manchetes do dia – 3.1.2024”