Manchetes do dia – 14.12.2023

“Brasil precisa crescer sem ajuste fiscal”, diz Eliseu Gabriel, em ato com Luciana Santos

“Não é possível o Brasil andar tão para trás durante tantos anos, como foi nos últimos tempos. O Brasil da década de 30 até a década de 80 foi o país que mais cresceu no mundo. Nosso país era a China naquele tempo. Nós crescíamos a 10, 12%. É impressionante o que o Brasil cresceu. De repente, resolveu fazer a tal da ‘terapia de choque’, ‘ajuste fiscal’ e não sei o quê, nós começamos esse pique abaixo e até hoje não resolvemos isso. Nós não conseguimos entender. O Estado, o poder público tem que ser fortalecido, tem que ter investimento público para que esse país ande”, disse.

Bancos investem mais em 10 meses de Lula do que em 4 anos de Bolsonaro

As operações de crédito dos bancos públicos federais – o BNDES, a Caixa e o Banco do Brasil – não têm precedentes na economia brasileira. Em 2023, as três instituições já financiaram, juntas, R$ 56,4 bilhões em melhorias no emprego e na infraestrutura nos estados e municípios. O volume de recursos corresponde ao período de janeiro a outubro. Ainda assim, somente nestes dez meses sob a gestão Lula, foi investido mais do que em quatro anos do governo Jair Bolsonaro (PL). A mudança de paradigma foi ressaltada por Lula e exaltada pelos gestores presentes.

Redução da jornada sem corte no salário é aprovada em Comissão do Senado

Por ter sido aprovada em caráter terminativo, a proposta segue agora para a Câmara dos Deputados, a não ser que ao menos nove senadores apresentem recurso para análise no plenário da Casa. Em seu parecer, Paim explica que o projeto “permite a redução de jornada sem redução salarial — o que, a rigor, já era implicitamente permitido pela legislação. A redução de jornada com redução salarial, contudo, somente pode ser adotada mediante convenção coletiva — como diz a Constituição”.

Assembleia-Geral da ONU aprova resolução exigindo cessar-fogo imediato em Gaza

Foram 153 votos a favor, incluindo o Brasil, mais de três quartos do total de países; o quorum de aprovação era de dois terços. A resolução foi apresentada pelo Egito e pela Mauritânia. EUA, Israel e mais oito votaram contra; as abstenções foram 23. As resoluções da Assembleia-Geral, embora não vinculativas, têm peso político e expressam o sentido amplamente majoritário no mundo inteiro de que é preciso deter a catástrofe humanitária em curso em Gaza.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 14.12.2023

Deixe um comentário