Manchetes do dia – 2.12.2023

Consumo nos lares brasileiros aumenta 2,89% em outubro

Em relação ao mesmo período do ano anterior, a alta foi de 0,61%. No acumulado do ano, a alta é de 2,64%.  Marcio Milan, vice-presidente da ABRAS, destaca que “além do efeito calendário, a expressiva alta do consumo em outubro é atribuída à inauguração de lojas, às atividades promocionais que tradicionalmente se intensificam no segundo semestre combinados com renda mais estável e a menor variação nos preços da cesta de abastecimento dos lares”.

China apresenta na ONU proposta de 5 pontos para solução do conflito Israel-Palestina

As propostas incluem a promoção da paz e têm por objetivo alcançar uma resolução abrangente, justa e duradoura para a questão palestina. O ápice do processo é a solução de dois Estados para ambos os povos, com a fundação do Estado independente da Palestina nas fronteiras de 1967 e com a sua capital em Jerusalém Oriental.

Castro Alves: Carta às Senhoras Baianas

Em abril de 1871, três meses antes de sua morte, aos 24 anos, o grande poeta Antonio de Castro Alves fez uma leitura dramática, em Salvador, de um dos textos mais importantes de nossa história – e dos mais esquecidos. Essa leitura, escreve Angela Alonso, “causou sensação na Bahia”, e, nela, o poeta dos escravos “deplorou o alijamento das mulheres da política partidária e as conclamou a se alistar no abolicionismo”. Devemos ao amigo Irapuan Ramos Santos, em seu trabalho “A canção nas Conferências Emancipadoras: uma contextualização histórico-musical”, a lembrança deste texto.

Olga Sodré seguiu os passos do pai em seu amor pelo Brasil

A psicóloga, Olga Sodré, escritora e professora, filha do historiador marxista Nelson Werneck Sodré, morreu aos 82 anos na cidade de Itu, no interior de São Paulo, onde residia. Ela era doutora em filosofia (Paris – Sorbonne), com tese sobre a filosofia indiana, e doutora em psicologia clínica, pela PUC-Rio, com tese sobre o diálogo inter-religioso monástico. Olga atuou também como Diretora de Esportes, Recreação e Lazer da Secretaria de Desenvolvimento Social (RJ), professora na PUC-RJ e na UEG (atual UERJ).

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 2.12.2023

Deixe um comentário