Manchetes do dia – 3.11.2023

Conta-gotas do BC na redução da Selic recoloca o Brasil no topo do mundo em juro real

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu nesta quarta-feira (1º) cortar a taxa básica de juros (Selic) em apenas 0,5 ponto percentual, de 12,75% para 12,25% ao ano, elevando o Brasil a campeão mundial de juros reais (descontada a inflação), segundo o site MoneYou. Posição que o país veio ocupando há tempo e que só perdeu para México na última reunião do Copom. Com a inflação desacelerando, o juro real no Brasil ficou em 6,9% no ranking de 40 países.

Corte na Selic é insuficiente para impedir queda da atividade econômica, diz CNI

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) considera insuficiente a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, de diminuir a taxa básica de juros (Selic) em 0,50 ponto percentual, para 12,25% ao ano. O presidente da CNI, Ricardo Alban, afirma esperar que, mantido o cenário de controle da inflação, sejam realizados novos e mais intensos cortes nas próximas reuniões. “Queda de juros não está na velocidade que nós precisamos”, afirma Ricardo Alban. “Estamos em uma armadilha, porque a nossa taxa Selic atingiu um patamar bastante desestimulante”.

Mesa de negociação não avança e servidores federais convocam ato por reajuste salarial dia 8

Os servidores públicos das carreiras típicas de Estado farão um dia de mobilização em defesa do reajuste salarial na próxima quarta-feira (8). De acordo com o Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas do Estado (Fonacate), participarão da mobilização as carreiras do Banco Central, Fiscais Federais agropecuários e agrários e auditores fiscais do Trabalho e da Receita Federal. De acordo com o presidente do Fonacate “o final do ano está chegando e o governo ainda não apresentou qualquer sinalização de recomposição salarial para 2024”. Os servidores afirmam que, mesmo com a Mesa Nacional de Negociação Permanente, reinstalada no início do governo Lula, o Executivo não tem dado o retorno até mesmo para pautas que não incluem reajustes salariais.

91% dos pódios do Time Brasil são contemplados do Bolsa Atleta

Campanha histórica no judô, resultados inéditos no boxe, amplo destaque na natação, vitórias expressivas na ginástica artística, hepta no handebol e bicampeonato do basquete feminino. A pluralidade de pódios já conquistados nos Jogos Pan-Americanos de Santiago consolidam a força do Brasil como nação de amplo protagonismo esportivo continental. “Fico muito feliz de saber que grande parte dos atletas que estão participando são pessoas que estão recebendo o Bolsa Atleta”, afirmou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele lembrou da essência que conduziu à criação do programa em seu primeiro mandato, em 2005.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 3.11.2023

Deixe um comentário