Manchetes do dia – 16.9.2023

Mauro Cid confessa que entregou US$ 68 mil da venda dos relógios nas mãos de Bolsonaro

O “faz-tudo” de Bolsonaro foi o responsável pela transação financeira que resultou em US$ 68 mil, segundo revela reportagem da Veja. Cid relatou à PF que: o dinheiro da venda dos relógios foi depositado na conta de seu pai, o general da reserva Mauro Cesar Lourena Cid; o dinheiro foi sacado em espécie e repassado “em mãos para ele [Bolsonaro]”; Bolsonaro estaria “preocupado com a vida financeira” porque havia sido “condenado a pagar várias multas”.

Luciana Santos: ‘Não foi fácil ser ouvida no mundo das forças políticas. Você precisa ser acima da média’

Primeira mulher a comandar a pasta da Ciência e Tecnologia e Inovação, a ministra pernambucana diz que ainda hoje tem que enfrentar “a desconfiança da cultura machista”. Em entrevista a Marie Claire, também fala sobre temas chave do ministério como reajuste nas bolsas de pós-graduação, regulamentação de inteligência artificial e ações para aumentar a participação feminina na ciência e tecnologia.

A “desaceleração” chinesa

A economia chinesa tem previsão de crescimento para 2023, segundo o FMI, de 4,9%. Os Estados Unidos e Japão deverão crescer 1,3% e a União Europeia deverá ter crescimento de 1,0%. Ou seja, a China deverá crescer mais do que as três economias citadas de forma combinada. Há quem sustente que pelo fato de a China ainda contém uma grande parte de sua mão de obra ocupada na agricultura, logo existe “espaço” para maior crescimento e produtividade. Acredito que os termos da equação são outros. O primeiro deles o número de empregos urbanos a serem gerados este ano: 12 milhões na China.

Greve histórica nos EUA paralisa fábricas da GM, Ford e Stellantis

Sem negociação com a General Motors, Ford e Stellantis nos Estados Unidos, o contrato coletivo com os trabalhadores venceu e o sindicato United Auto Workers (UAW) deflagrou greve nas fábricas das montadoras. É a primeira vez que acontece uma greve simultânea nas Três Gigantes de Detroit”, como são conhecidas as companhias. O sindicato que representa cerca de 146 mil trabalhadores automotivos não tem se vergado à proposta dos patrões e parou diversas unidades fabris, com a realização de piquetes e manifestações.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 16.9.2023

Deixe um comentário