Governo destina R$ 1 bi para laboratório de biossegurança máxima integrado ao acelerador Sirius

O laboratório de biossegurança máxima, o primeiro da América Latina,terá uma característica única no mundo: é a primeira vez que a estrutura estará conectada a uma fonte de luz síncrotron, o acelerador de partículas Sirius. O complexo laboratorial permitirá pesquisas com patógenos capazes de causar doenças graves e com alto grau de transmissibilidade (das chamadas classes 3 e 4). A estrutura será capaz de estudar e analisar vírus como o Ebola, por exemplo, que são mais perigosos que o Sars-Cov-2, causador da Covid-19.
Petrobras testa tecnologia inédita de eólica offshore em parceria com USP e UFRJ

O objetivo dos testes foi avaliar o desempenho de um sistema eólico flutuante em escala reduzida – composto por um aerogerador apoiado em uma estrutura semissubmersível de quatro colunas – posicionado no tanque do Laboratório de Tecnologia Oceânica da COPPE/UFRJ. O cenário de aplicação reproduziu as condições ambientais e de mar típicas do pré-sal da Bacia de Santos, onde a tecnologia poderá ser implementada em etapa posterior, se comprovada sua viabilidade técnica e econômica.
Ao reabrir embaixadas na África, Lula aproveita oportunidades do continente emergente

A especialista em Relações Internacionais, Flávia Loss (FESPSP), explicou que o fechamento de embaixada significa diminuição de relações. “Não adianta a gente ficar só no discurso. A gente precisa ter o nosso corpo diplomático presente nos países. Por isso que todos os países investem nisso”, justifica. Mesmo com a tecnologia que existe hoje, afirma ela, “a presença física, o olho no olho, ter um diplomata próximo do governo de outro país é sempre muito importante para acompanhar o que está sendo feito, para levar a nossa agenda”.
Atos em São Paulo e Rio denunciam ataque ao Judiciário por Netanyahu e rejeitam a ocupação

Os atos têm origem na solidariedade – que vem se manifestando em grupos e organizações através de redes sociais, prédicas em sinagogas e atos em locais fechados – de ativistas da comunidade judaica brasileira, assim como vem ocorrendo em comunidades judaicas por todo o mundo. Integrantes destes grupos e organizações decidiram lançar um manifesto alertando para a aprovação de leis e normas de cunho racista e supremacista judaicos além de expressarem seu repúdio ao golpe perpetrado pela junta Netanyahu/Smotrich/Gvir ao passarem uma lei que, na prática, suprime o Poder Judiciário em Israel.

Um comentário em “Manchetes do dia – 13.8.2023”