Copom confessa em ata que seu objetivo era provocar a recessão no Brasil

Na semana passada, após três anos sem reduzir os juros, o Copom reduziu a Selic de 13,75% para 13,25%. “Com relação aos próximos passos, os membros do Comitê concordaram unanimemente com a expectativa de cortes de 0,5 ponto percentual nas próximas reuniões e avaliaram que esse é o ritmo apropriado para manter a política monetária contracionista necessária para o processo desinflacionário”, diz trecho da ata do BC.
Produção industrial de São Paulo cai 2,7% em junho

A queda na produção industrial de importantes regiões em junho demonstra que o setor continua enfraquecido, sofrendo com a persistência dos juros básicos da economia nas alturas, que há meses pressionam a demanda e impedem os investimentos. O destaque negativo foi São Paulo, onde se concentra o mais importante e desenvolvido parque industrial do país: ante maio, a queda foi de -2,7%.
Aumenta o endividamento das famílias de baixa renda, aponta pesquisa da CNC

Em junho a proporção de lares endividados no país desceu de 78,5% em junho para 78,1% em julho, puxada pelos grupos com rendas superiores a três salários mínimos mensais. No entanto, para as famílias de renda baixa, até três salários mínimos, a proporção de endividados avançou 0,2 ponto porcentual, de 79,2% em junho para 79,4% em julho. Entre os mais pobres, ainda, a inadimplência subiu 0,3% e atingiu 37,3%. Já a parcela dos que afirmaram não terem condições de pagar suas dívidas atrasadas há mais tempo teve um aumento de 0,2%, chegando a 16,6% em julho.
Governo Lula ignora “afetações de Zelensky” e mantém defesa da paz

O presidente ucraniano Volodimir Zelensky está irritado, porque o presidente Luis Inácio Lula da Silva contradiz sua tentativa de emplacar uma narrativa russofóbica sustentada pelos Estados Unidos, a União Europeia e a OTAN, a aliança militar deste grupo de países. O líder da guerra na Ucrânia aproveitou uma entrevista com jornalistas latino-americanos para expressar sua irritação com as tentativas do presidente brasileiro de colocá-lo na mesma mesa com o presidente russo Vladimir Putin para uma negociação de paz.

Um comentário em “Manchetes do dia – 10.8.2023”