Manchetes do dia – 5.8.2023

Faz-tudo de Bolsonaro tentou vender Rolex dado pelos sauditas por R$ 300 mil, revelam e-mails

O relógio foi dado de “presente” pela família real da Arábia Saudita, demonstram documentos obtidos pela CPI do Golpe. A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito conseguiu acesso a dois e-mails trocados por Mauro Cid com uma assessora de Jair Bolsonaro e outros documentos do Gabinete Adjunto de Documentação Histórica da Presidência que confirmam a existência do relógio de luxo.

Contrato tem indícios de que Zambelli pagou hacker com dinheiro público, investiga PF

Os pagamentos feitos pela deputada federal Carla Zambelli (PL) a Walter Delgatti Neto, conhecido como “hacker da Vaza Jato”, estão sob a mira da PF (Polícia Federal). A corporação teve acesso aos dados das transações financeiras e comprovaram que ele recebeu R$ 13,5 mil, via PIX, de pessoas próximas à deputada federal. Agora, o contrato obtido pela PF pode revelar que o dinheiro público talvez tenha sido utilizado nesse pagamento. Deputada bolsonarista alega que os pagamentos feitos ao hacker foram para o site dela e que não usou recursos da cota parlamentar

“Despejo de paciente”: hospitais dos EUA expulsam doentes por falta de pagamento

Os EUA não possuem um sistema de saúde público como o SUS, que atende pessoas de maneira indiscriminada. Por lá, todo o cuidado de saúde é privatizado, em especial através de planos de saúde. Mas o que acontece quando você fica doente e não tem um plano de saúde ou dinheiro para pagar seu tratamento? No sul do país, flagraram seguranças do Hospital da Universidade de Lousville expulsando pacientes e os deixando no meio da rua. A prática é chamada de “patient dumping” ou “despejo de paciente”, em tradução livre.

“África está lutando, África vencerá!”: RT historia o apoio da arte soviética à descolonização

Na segunda metade do século XX, o continente africano viveu seu próprio ‘desfile de soberanias’. Somente em 1960, 17 novas nações conquistaram a independência no que antes era a África colonial. Embora permanecendo economicamente dependentes da Europa, as ex-colônias lutaram pela independência política. Naquela época, apareceu um ponto no Programa do Partido Comunista da União Soviética, o principal documento de política estratégica do país, afirmando que ‘o movimento de libertação nacional é uma das principais forças antiimperialistas’”, assinalou a RT.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 5.8.2023

Deixe um comentário