“Carta de Curitiba”: SBPC defende a ciência como motor do desenvolvimento

Na carta, a entidade aponta como pontos prioritários e não-negociáveis a igualdade de oportunidades e a inclusão social, o pleno direito à Educação de qualidade, que garanta a inclusão de todas as ciências na trajetória formativa dos estudantes, o fortalecimento da pós-graduação, o protagonismo da ciência nas agendas ambientais e sociais, os recursos e o planejamento político para a atividade científica, a saúde e a formação continuada dos profissionais da área, o controle mais rigoroso das taxas de juros no País, os direitos dos povos indígenas e o respeito e tolerância às diferenças. Para a entidade, é urgente a redução da “taxa hiper elevada de juros que o Banco Central vem praticando acarreta despesas anuais enormes, desviando para os poucos rentistas dinheiro que poderia atender a necessidades prementes de nossa sociedade”.
Bolsonaro usou doações de pix para fazer investimentos em renda fixa

O pretexto era levantar recursos para, supostamente, ajudar Jair Bolsonaro a financiar sua defesa frente aos processos judiciais de que era alvo. Mas o ex-presidente percebeu que a “vaquinha” poderia ajudá-lo a faturar milhões e investiu todo o valor – R$ 17 milhões doados via pix – em investimentos de renda fixa. A denúncia foi feita pelo Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras). “O relatório mostra que o aporte milionário se deu em títulos de Certificado de Depósito Bancário (CDB) e RDB (Recibo de Depósito Bancário), duas das principais modalidades de investimentos de renda fixa. Em linhas gerais, a valorização, neste tipo de transação, ocorre atrelada à taxa básica de juros, a Selic, hoje fixada em 13,75% ao ano”.
Os principais passos da evolução humana

A maioria das pessoas faz uma imensa confusão sobre os principais pontos do nosso processo evolutivo. Confunde-se sistematicamente a origem da nossa grande linha evolutiva – a linhagem dos hominínios -, a origem do gênero Homo e a origem do homem moderno, ou seja, o Homo sapiens, à qual pertencemos. Logo de saída, gostaríamos de esclarecer que a nomenclatura Homo sapiens sapiens não existe mais. Isso vigorou até mais ou menos os anos 1970, quando se achava que o Homo sapiens podia ser dividido em duas subespécies: essas duas criaturas pertencem a espécies próprias, ou seja, os neandertais passaram a ser classificados como Homo neandertalensis e o homem moderno como Homo sapiens.
Erik Cardoso torna-se o primeiro brasileiro a correr os 100 metros abaixo de 10 segundos

O jovem Erik Cardoso derrubou um tabu histórico para o atletismo brasileiro, no Centro Olímpico, em São Paulo. Ele se tornou o primeiro atleta do país a correr os 100m abaixo de 10 segundos ao completar a final do Campeonato Sul-Americano em 9s97. A marca cravada de 10s era de Robson Caetano e já durava 35 anos. Além do feito histórico, Erik garantiu a medalha de prata e o índice para os Jogos Olímpicos de Paris 2024.

Um comentário em “Manchetes do dia – 30.7.2023”