Manchetes do dia – 26.7.2023

IPCA-15 surpreende mercado com deflação de 0,07% em julho

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo -15 (IPCA-15) teve uma queda maior do que o esperado em julho, registrando deflação de 0,07%. A medição, feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostrou uma redução de 0,11 ponto percentual em relação à taxa do mês anterior, que havia avançado 0,04%. Trata-se da primeira deflação deste indicador em dez meses.  Segundo a pesquisa, o principal impacto na queda veio da retração de -3,45% nos preços da energia elétrica residencial, após a incorporação do Bônus de Itaipu, creditado nas faturas de julho.   O bônus decorre de saldo positivo na Conta Comercialização da Energia Elétrica de Itaipu (Conta de Itaipu) em 2022, que neste mês beneficiou 81 milhões de unidades consumidoras. 

Governo anterior traiu o Brasil e escancarou as compras públicas aos europeus

Agora que o Brasil está denunciando as exigências absurdas da União Europeia e defendendo a exclusão das compras governamentais do acordo com o Mercosul, vem à luz do dia que a proposta que Bolsonaro e Paulo Guedes assinaram em 2020 com os europeus representou uma traição vergonhosa aos interesses nacionais e do continente Sul-Americano. “Acordo” provisório, aceito por Guedes e Bolsonaro em 2020, representou uma punhalada na indústria nacional. As compras governamentais são um instrumento vital para sustentar nossa política industrial”, disse o presidente Lula

Nota da ABED em defesa de Márcio Pochmann

Três matérias, ditas jornalísticas, foram publicadas em menos de 24 horas com tentativas de desqualificar o economista, professor e pesquisador Márcio Pochmann. Os textos, de cunho político indiscutível, pretendem disseminar a ideia de que seu percurso profissional e acadêmica não o habilita a ocupar a presidência do IBGE. Advogam que haveria perfis puramente técnicos para o cargo e que este deveria ser ocupado por um desses perfis. Desde logo, não há perfil puramente técnico entre economistas e, tampouco, entre os jornalistas ou entre profissionais de qualquer outro ramo. O professor Márcio Pochmann tem uma longa carreira acadêmica e profissional e, como é prática dessa carreira, foi ampla e recorrentemente avaliado por seus pares.

Morrem as cantoras Leny Andrade e Dóris Monteiro referências da música brasileira

As eleições para as 350 cadeiras da Câmara dos Deputados, que indica o primeiro-ministro da Espanha por maioria simples, se encerraram neste domingo (23) com um avanço do Partido Popular (PP), a estagnação eleitoral do Partido Socialista (PSOE) do premiê Pedro Sánchez e uma ampla derrota da extrema-direita do Vox. A abstenção de 29,6%, uma das maiores da história, só não foi recorde porque foram contratadas às pressas 10 mil pessoas para viabilizar o voto por correio, uma inovação nesta oportunidade.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 26.7.2023

Deixe um comentário