Manchetes do dia – 21.7.2023

CGU aponta irregularidades de R$ 202 bi nas contas de 5 ministérios do governo anterior

Os relatórios apresentados pela CGU destacam números errados na situação patrimonial, no resultado financeiro e no dinheiro em caixa dos Ministérios da Agricultura, Educação, Saúde, Infraestrutura e Cidadania. No Ministério da Educação, os “erros” contábeis somaram R$ 17,2 bilhões. Parte dessa discrepância ocorreu nos cálculos e registros relativos ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), administrado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDES).

“Quase morremos no confronto”, relatam à Justiça os PMs que enfrentaram golpistas

Os depoimentos de policiais militares do Distrito Federal que estiveram na linha de frente para barrar os golpistas do dia 8 de janeiro demonstram que a segurança da Praça dos Três Poderes estava enfraquecida por ordens superiores e que os bolsonaristas atacaram para matar os agentes. Mostram também que os atacantes estavam preparados e equipados para fazer a baderna que fizeram naquele dia. Desmentindo a versão bolsonarista de que era uma manifestação pacífica. Estavam com máscaras, joelheiras, capacetes, barras de ferro, relatam os policiais.

Ciclone da privatização ameaça a Sabesp

Seis meses de gestão do governo de Tarcísio de Freitas na Sabesp demonstram que a realidade imposta à empresa é bastante sombria. Pouco durou a narrativa dúbia da nova diretoria em que, por um lado, dirigia-se à corporação com o discurso nada inovador da busca por “mais eficiência, garantia de sobrevivência da empresa e valorização das pessoas”, enquanto, por outro lado, manobrava servilmente ao mantra privatista. É água translúcida: todo e qualquer movimento da direção da Sabesp é para saciar o apetite do mercado, para oferecer a empresa líder do saneamento latino-americano às marretadas em um grande banquete sacrificial.

Lula se soma à Aeronáutica nas comemorações dos 150 anos de Santos Dumont

A celebração ocorreu na Base Aérea de Brasília com a presença do presidente da República, do Ministro da Defesa e diversos outros ministros do governo, além de outras autoridades e representantes diplomáticos de vários países. Foram feitos desfiles, entrega de medalhas, hasteamento da bandeira e a leitura da ordem do dia. A solenidade comemorou a trajetória de uma das maiores mentes do mundo, o inventor do avião, o cientista brasileiro Alberto Santos Dumont

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 21.7.2023

Deixe um comentário