Programa de Aquisição de Alimentos é recriado com Cozinhas Solidárias

Com o PAA, o governo destina recursos para que estados e municípios comprem alimentos originários da agricultura familiar de forma simplificada por meio da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), de forma direta ou por termo de adesão ao programa. A distribuição desses produtos adquiridos visa combater à insegurança alimentar e nutricional, portanto os alimentos são destinados a famílias em situação de vulnerabilidade, restaurantes e cozinhas populares, hospitais públicos e ações socioassistenciais. Dessa forma, o programa traz duplo benefício, uma vez que atende pequenos agricultores para que vendam suas produções ao passo que contribui para combater à fome no país.
Com os pátios cheios, produção de veículos cai 17% em junho, diz Anfavea

O programa de incentivo do governo para venda de carros zero km contribuiu para redução do alto volume de estoques das montadoras de veículos em junho, mas não impediu a forte queda de 16,8% na produção do mês em relação a maio. A falta de demanda para carros novos diante dos altos preços agravados pelos elevados juros no financiamento provocou a paralisação da produção de cinco fábricas em maio. Após aplicação dos recursos do programa que barateou os carros novos, os estoques caíram para 223,6 mil em junho, o que equivale a uma redução de 40 para 35 dias de reservas.
Nova política industrial tem seis grandes eixos, diz José Luis Gordon

José Luís Gordon, Diretor de Desenvolvimento Produtivo, Comércio Exterior e Inovação do BNDES, revelou detalhes sobre a nova política industrial em desenvolvimento. O diretor destacou seis grandes eixos que serão foco dessa iniciativa, abrangendo setores como saúde, defesa, infraestrutura, mobilidade, descarbonização, transformação digital e agroindústria. Durante a entrevista ressaltou a importância de uma reforma tributária que reduza o chamado “custo Brasil”. Segundo ele, o setor industrial é um dos que mais pagam impostos no país, e a redução dessa carga tributária é essencial para impulsionar o setor e atrair investimentos.
Deputados destacam conquista de imunidade fiscal a livros e ampliação de incentivos à Cultura

O presidente da comissão de Cultura, Marcelo Queiroz, cita a conquista da imunidade total para livros, periódicos e até papel da impressão, que já tinha isenção, e agora têm imunidade total. “Zero de impostos. Incluído artigo que dá 60% em relação aos outros serviços”, destacou. O deputado agradeceu o papel desempenhado por Jandira Feghali, não só na tramitação desses temas na discussão da reforma tributária, mas também no papel importantíssimo que a deputada teve na conquista das Leis de Incentivo à Cultura: a lei Aldir Blanc e a lei Paulo Gustavo.

Um comentário em “Manchetes do dia – 10.7.2023”