Produção industrial segue estagnada em maio e acumula queda de 0,4% no ano

Em doze meses, a produção do setor é nula (0.0%), segundo o IBGE. Com a continuidade da repressão dos juros altos estabelecidos pelo Banco Central contra a demanda de bens e serviços no país, inibindo o crédito e investimentos, a indústria segue sem força para recuperar as perdas do passado. A política monetária restritiva do BC, ao impor um alto custo aoi crédito, força uma diminuição no ritmo das encomendas da indústria, afetando, principalmente, os setores que são mais sensíveis ao crédito, como os de bens de capital (máquinas e equipamentos).
Emprego industrial recua em maio, aponta CNI

O índice de maio recuou -0,3% na comparação com abril. Os dados fazem parte da pesquisa de indicadores da entidade e mostram que dos cinco meses de 2023, o emprego caiu em três deles. A variação no ano ainda é positiva, com crescimento de 0,9%. “Desde o segundo semestre de 2020 o emprego vinha em recuperação, recompondo as perdas sofridas ao longo da pandemia”, esclarece a economista da CNI, Larissa Nocko. “Essa trajetória de crescimento foi tendo crescimentos decrescentes, foi ficando cada vez com menos força”, acrescenta a economista.
Reforma tributária deve garantir justiça e desenvolvimento, pedem centrais: ‘Quem pode mais contribui mais’

Para ser justa, uma reforma tributária deve considerar a “capacidade contributiva” dos cidadãos, incluir a chamada progressividade dos impostos e rever impostos de consumo e sobre renda, além de aumentar a tributação sobre grandes heranças, lucros e dividendos. É o que defendem as centrais sindicais. As centrais afirmam que, embora tenha aspectos positivos, a proposta em discussão da reforma tributária “ainda não ataca” questões como injustiça fiscal e regressividade, que afetam diretamente os mais pobres e trabalhadores de menor renda.
CAC mata enfermeira em frente à filha do casal no Distrito Federal

A enfermeira Patrícia Pereira de Sousa foi assassinada no último dia 26 de junho, no Gama, cidade satélite do Distrito Federal. O assassino, Bruno Gomes Moraes, 38 anos, que era marido da vítima, tinha registro de Colecionador, Atirador Desportivo e Caçador (CAC), além de ter o registro da arma utilizada no crime. A mulher, que foi morta na frente da filha. Este foi o quarto feminicídio registrado em uma semana e ela foi a 20ª vítima de feminicídio no Distrito Federal em 2023.

2 comentários em “Manchetes do dia – 5.7.2023”