IGP-M cai e deixa Campos Neto em maus lençóis

Com a divulgação do Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M) que caiu 1,84% em maio, após queda de 0,95% no mês anterior, cresce a pressão sobre Campos Neto, presidente do Banco Central, para redução da taxa básica de juros, a Selic, que ele mantém desde agosto do ano passado em 13,75%. O índice medido pela Fundação Getúlio Vargas considera o impacto da inflação em diversos setores da economia e é referência para os reajustes dos aluguéis, assim como para compra e venda de imóveis.
Juros altos levam empresas a venderem patrimônio

No setor varejista, muitas empresas, algumas tradicionais, pediram recuperação judicial ou falência, outras decidiram fechar lojas e demitir. Lojas Marisa anunciou o fechamento de 91 unidades, Renner fechou 20 lojas e anunciou demissões, Tok&tok e Assaí foram pelo mesmo caminho, entre tantas outras. Vale registrar a venda de imóveis próprios, outro recurso para reduzir o custo dos investimentos, especialmente em capital de giro, nessa situação de juros proibitivos.
Lula defende moeda de referência única para o intercâmbio comercial na América do Sul

Ele destacou os passos que já foram dados na união dos países da região. “O final do século XX viu surgir uma série de iniciativas voltadas a articular ações em âmbito sub-regional. A Comunidade Andina de Nações, o Tratado de Cooperação Amazônica e o Mercosul ilustram esse regionalismo de abrangência e propósitos diversos. Registro, em especial, a atuação dos presidentes Sarney e Alfonsín que entenderam a importância da integração para a consolidação das nossas democracias”, lembrou o presidente brasileiro.
PCdoB divulga resolução com análise sobre Brasil e governo Lula

Foi aprovada a resolução da Comissão Política Nacional do PCdoB constando uma análise do quadro político nacional e internacional, indicando linhas de ação política e institucional para o fortalecimento partidário. O título da resolução é Lutar Pelo Êxito do Governo Lula. O texto traz 27 parágrafos divididos em cinco subtítulos que abordam os temas que norteiam a discussão na resolução, o papel do Brasil na conjuntura internacional, a estratégia para o sucesso do governo e sua agenda programática, as responsabilidades do PCdoB no governo, e a oportunidade que o Partido precisa aproveitar para se fortalecer entre suas bases.

Um comentário em “Manchetes do dia – 31.5.2023”