Manchetes do dia – 21.5.2023

No G7, Brasil se destaca na luta pela paz, contra a crise ambiental e a fome

Na sessão do G7 neste sábado, Lula cobrou responsabilidade dos países ricos para enfrentar os desafios das mudanças climáticas. “Não há dúvidas de que precisamos ampliar nossos esforços de mitigação, em especial os países que historicamente mais emitiram gases de efeito estufa, mas não podemos perder de vista a demanda crescente por adaptação e perdas e danos”. O presidente completou dizendo que “é por isso que insistimos tanto que os países ricos cumpram a promessa de alocarem 100 bilhões de dólares ao ano à ação climática.

Lula critica financeirização e defende produção, trabalho e emprego no G7

“O sistema financeiro global tem que estar a serviço da produção, do trabalho e do emprego. Só teremos um crescimento sustentável de verdade direcionando esforços e recursos em prol da economia real”, afirmou o presidente Lula. No discurso, num grupo de trabalho do G7, Lula afirmou que os problemas do “desemprego, pobreza, fome, degradação ambiental, pandemias e todas as formas de desigualdade e discriminação” demandam respostas “socialmente responsáveis”. Essas respostas devem vir de “um Estado indutor de políticas públicas voltadas para a garantia de direitos fundamentais e do bem-estar coletivo”.

Petrobrás: o PPI acabou. E agora?

O governo Lula livrará a Petrobras das garras dos rentistas? O imenso poder da empresa – cujos lucros, em 2022, foram iguais ao dobro do obtido pelos cinco maiores bancos brasileiros juntos – poderá impulsionar a reconstrução nacional em novas bases? Um fio de esperança reapareceu esta semana. Na terça-feira (16/05) acabou enfim o PPI, a política de preços que, imposta desde o governo Michel Temer, obrigava a estatal a vender seus combustíveis pelo mesmo preço dos importados. Um dia depois, anunciou-se uma redução expressiva nas cotações da gasolina (-12,5%), no óleo diesel (-12,5%) e no gás de cozinha (-21,42%). Foi um alívio.

Ministério da C&T propõe cooperação entre países da Amazônia para monitorar bioma

Segundo Luciana Santos, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento e Inovação (MCTI) tem implementado uma série de ações para aprimoramento científico e tecnológico da região Amazônica “capazes de trazer a desejada melhoria da qualidade de vida de sua população, a geração renda, riqueza e de desenvolvimento local, inclusive sustentável”. O modelo sustentável para a região Amazônica é uma responsabilidade de toda a sociedade e que demanda ações integradas entre diversos órgãos de governo.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, conselheiro da Casa do Povo, EngD, CNTU e Aguaviva, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 21.5.2023

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: