“Relator do arcabouço dificultou ainda mais os investimentos públicos”, diz Nelson Marconi

O relator do projeto de arcabouço fiscal, deputado Cláudio Cajado (PP-BA), criou gatilhos para disparar cortes, retirou áreas que estavam fora dos limites e restringiu investimentos com recursos acima do superávit. Em essência, o que ele fez foi piorar as regras que, para alguns economistas, já criavam algumas restrições sérias aos investimentos necessários para o país retomar o crescimento.
Os erros de Lula na economia

O terceiro equívoco de Lula refere-se à aceitação passiva da proposta de estratégia de Haddad quanto à relação com Roberto Campos Neto. Como se sabe, desde que foi aprovada independência do Banco Central (BC), por meio da Lei Complementar 179, os nove integrantes da diretoria do órgão passaram a ter um mandato fixo. Assim a maioria do COPOM atualmente é composta por gente indicada por Paulo Guedes e eles promovem uma verdadeira sabotagem ao novo governo. Lula cumpre um papel muito importante ao criticar todos os dias a exorbitância da SELIC e propondo que líderes sindicais e empresariais façam o mesmo.
Luciana Santos: Há déficit de 100 mil profissionais na área de tecnologia

A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, disse que sua pasta pretende alavancar um grande programa de formação de profissionais para atuar na área de Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs). O planejamento é voltado também para as chamadas tecnologia emergentes: Inteligência Artificial, Segurança Cibernética e Computação Quântica.
No Senado, Luciana defende colocar a ciência a serviço da reindustrialização do país

Ela deu como exemplo a importância estratégica do complexo industrial da saúde e sua importância, o desiquilíbrio da balança comercial e os desafios que a própria pandemia colocou para o país na produção da vacina, quando tivemos que importar os insumos. A ministra lembrou que os desafios do último Plano Nacional do setor, formulado ainda em 2012, ainda são atuais: transição energética, desenvolvimento digital e mudanças climáticas.
Quando o Modelo está vencido todos reclamam e ninguém tem razão.
Nelson Marconi fugiu quando defendi o Desv. Sinergético no MSc / FGV 21, NB tbm.
CurtirCurtir