Manchetes do dia – 14.5.2023

Desnacionalização da Avibras é atentado à soberania, afirma deputado na Alesp

A Avibras Indústria Aeroespacial é uma empresa brasileira de mais de 60 anos, que constrói aeronaves, desenvolve e fabrica veículos espaciais para fins civis e militares, além de mísseis e foguetes balísticos e que possui cerca de 1.400 trabalhadores. Fundada por um grupo de engenheiros do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), a Avibras é conhecida por desenvolver tecnologias inovadoras em sistemas de artilharia, incluindo o AV-LMU, blindado com múltiplas barragens para lançamento de foguetes, e o ASTROS II, um sistema de foguetes e mísseis que é considerado um dos mais avançados do mundo.

Na fronteira sul, tropas dos EUA se preparam para deportação em massa de imigrantes

Centenas de soldados norte-americanos foram deslocados para a fronteira sul dos Estados Unidos desde terça-feira, enquanto o governo Biden avançava com planos de realizar expulsões em massa de migrantes que entram no país, com o término às 23h59 da noite de quinta-feira da vigência do chamado Título 42 da saúde pública – que permitia a deportação alegando o perigo da Covid – , que não pode mais ser usado porque a epidemia oficialmente acabou. Só que agora ressuscitam o artigo 8 para seguir deportando em massa.

Escolas de tempo integral terão 1 milhão de vagas a mais

Lula afirmou que o sucesso do canal aberto à participação popular dependente do engajamento do cidadão e da sociedade civil. O objetivo é formular políticas ainda mais alinhadas com as necessidades do povo brasileiro. “Quando a gente fala PPA Participativo, a gente está falando do Plano Plurianual Participativo. Quanto é que você quer que se invista na educação? Quanto na saúde? Coloca essa proposta no orçamento. A gente vai ver tudo e levar ao Congresso. Você quer que a gente invista mais na agricultura familiar? Coloca no orçamento. Que a gente invista mais no agronegócio? Coloca no orçamento”, exemplificou o presidente.

O negrinho do pastoreio

Em homenagem ao Dia da Abolição da Escravatura, publicamos o conto “O negrinho do pastoreio“, o mais famoso do livro “Contos Gauchescos e Lendas do Sul“, de Simões Lopes Neto, que foi um dos maiores, mais notáveis, escritores brasileiros. “A grande figura do movimento sulino (…) é João Simões Lopes Neto, que oferece a singularidade de ter proporcionado, num acervo literário, como o nosso, em que o revisionismo de valores se processa em torno de pequenos problemas, não alterando em essência a colocação qualitativa dos autores, o caso realmente importante de valorização posterior e justa, com a particularidade de que o motivo principal do relativo obscurecimento a que estava votada a obra do grande regionalista foi o ter vivido sempre na sua província, numa época em que só a capital tinha condições para projetar o nome dos autores.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 14.5.2023

Deixe um comentário