Manchetes do dia – 9.5.2023

Inadimplência cresce e atinge quase metade da população adulta: 43,4%

O mais recente levantamento da Serasa, com dados de março deste ano, indica que a inadimplência no Brasil segue crescendo e atingiu 70,71 milhões de brasileiros em março, o que significa que quase metade da população adulta, ou 43,43%, não está conseguindo pagar suas contas com os bancos, os lojistas e – o que é mais gritante – com as contas básicas como água, luz e gás de cozinha.

Expulso do Exército, aliado do “mito” é tido como morto e mulher recebe pensão

No ex-governo de armações, fraudes, falcatruas e fake news surgiu mais um escândalo. Investigado como um dos articuladores do esquema de falsificação de cartões de vacinação do Ministério da Saúde, o major expulso do Exército Ailton Barros — preso pela PF (Polícia Federal), na última quinta-feira (4), durante a Operação Venire — é tido como morto pela força militar. Com isso, a “viúva”, Marinalva Leite da Silva Barros, recebe pensão, em valores brutos de R$ 22 mil, sendo R$ 14 mil líquidos mensalmente, segundo o Portal da Transparência.

Em 20 anos, 980 crianças foram resgatadas em condições degradantes de trabalho

Desde 2004, 980 crianças e adolescentes foram resgatados em condições degradantes de trabalho, em todo o Brasil. Nesse conjunto, 377 eram menores de 16 anos e 603 tinham entre 16 e 18 anos. Os setores de cultivo de café e de criação de bovinos foram os que mais empregaram esse público, numa verdadeira afronta os direitos da criança e do adolescente. “A criança que não está na escola é uma vítima potencial para o trabalho escravo na adolescência e na fase adulta”, explicou Maurício Krespy, chefe da Divisão de Fiscalização para Erradicação do Trabalho Escravo do MTE.

Nova militarização da Europa ecoa a 2ª Guerra Mundial, diz analista

“Não há razão militar ou estratégica para justificar o rearmamento pesado de todos os membros europeus da Organização do Tratado do Atlântico Norte [OTAN]”, disse Paolo Raffone, enfatizando que nem Moscou nem Pequim estão ameaçando o bloco militar e seus membros. “Enquanto a Rússia tem território contíguo ao bloco da OTAN, a China está muito distante geograficamente e não pode ser considerada uma ameaça militar aos Estados europeus. Portanto, é bastante claro que o rearmamento dos membros da OTAN é ditado pelos interesses geoestratégicos de uma potência hegemônica, os Estados Unidos que estão militarizando a Europa”.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 9.5.2023

Deixe um comentário