Manchetes do dia – 28.4.2023

Campos Neto mentiu e “induziu o Senado a erro”, denuncia economista

“Se a afirmação de Campos Neto fosse verdadeira, não haveria nem porque estar no Senado Federal explicando porque os juros estão altos e quando deverá começar a baixá-los. Simplesmente não haveria opção”, afirma o economista Aurélio Valporto, presidente da Abradin.

A taxa de juros praticada no Brasil, hoje

Decisões no âmbito do Comitê de Política Monetária (COPOM) do Banco Central do Brasil (BCB) têm por referência análises e dados que servem de subsídio à decisão sobre o nível de taxa de juros de referência a ser adotado no país. O corpo funcional do BCB participa desse processo, mas a decisão final cabe à Diretoria do Banco Central, que possui por lei autonomia para tal, diferentemente do quadro técnico da Instituição. Assim, considerações sobre essas informações por parte desse quadro técnico são levadas em conta, mas não são finais na tomada de decisão.

1º de Maio da democracia, unitário, contra os juros criminosos e pelo desenvolvimento do país

Segunda-feira, a partir das 10 horas, no Vale do Anhangabaú, terá início a comemoração do 1º de Maio, em São Paulo. O ato, convocado pelas centrais sindicais brasileiras, terá participação do presidente Lula, que deverá, na oportunidade, anunciar o reajuste do salário mínimo para R$ 1.320,00. João Carlos Juruna, da organização do ato, confirmou a presença de Leci Brandão, Zé Geraldo e Almirzinho, entre outros artistas, como o cantor Zé Geraldo.

O Mercado do Amanhã

Quais são os mercados do amanhã? Para ajudar a responder a essa pergunta, o Relatório Markets of Tomorrow 2023 baseia-se em mais de 12 mil respostas de empresas à Pesquisa de Opinião Executiva do Fórum Econômico Mundial de mais de 120 economias. As três principais perguntas feitas aos entrevistados foram estas: (a) Quais tecnologias são a maior prioridade estratégica nos próximos 10 anos? (b) Em quais setores essas tecnologias têm maior probabilidade de gerar novos mercados? (c) Quais são os principais entraves ao crescimento desses mercados?

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 28.4.2023

Deixe um comentário