Dupla Transformação: De Volta à Política Industrial

Além do carbono neutro e a inteligência artificial apontados pela professora britânica, no Brasil a reindustrialização é importante para reduzir a dependência de meios de produção e bens de consumo importados.

Avatar de Fernando Nogueira da CostaBlog Cidadania & Cultura

Diane Coyle, professora de Políticas Públicas da Universidade de Cambridge, é a autora de “Cogs and Monsters: What Economics Is, and What It Should Be” (Princeton University Press, 2021). Publicou o artigo abaixo compartilhado em Opinião _ Valor Econômico

As economias avançadas estão passando por transformações estruturais duplas. Elas irão mudar todos os aspectos das nossas vidas, de como trabalhamos e fazemos negócios, até como regulamos os mercados.

A mais notável dessas transformações é a digitalização, tão onipresente nos últimos 25 anos que referir-se à “economia digital” hoje soa tão estranho quanto falar sobre a “economia da eletricidade”. Certamente, a mudança digital não está concluída.

Por exemplo, relativamente poucas companhias usam atualmente tecnologias de ponta de Inteligência Artificial (IA). Mas bilhões de pessoas de todas as partes do mundo já usam ferramentas com IA, como chatbots e tradução online.

A outra transformação é a…

Ver o post original 823 mais palavras

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Dupla Transformação: De Volta à Política Industrial

Deixe um comentário