Fiocruz defende Complexo Industrial Nacional de Saúde

A independência na saúde, com produção nacional da maioria dos fármacos, equipamentos e materiais, não só prolonga a vida dos brasileiros e lhe acrescenta qualidade, como também apoia a reindustrialização do Brasil e diversifica a pauta de exportações.

Blog Cidadania & Cultura

Em meio ao crescente debate sobre a necessidade de desenvolver um complexo industrial da saúde no Brasil, tema que ganhou relevância no mundo todo por causa da pandemia e suas consequências geopolíticas, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) lançará nesta quarta-feira, 7, um livro que propõe políticas públicas para estruturar um modelo que vincule a saúde ao padrão nacional de desenvolvimento, integrando suas dimensões sociais e ambientais à econômica.

O livro, chamado “Saúde é desenvolvimento: o Complexo Econômico-Industrial da Saúde como opção estratégica nacional”, conta com a colaboração de mais de 20 autores. A coordenação-geral da obra ficou a cargo do economista e pesquisador da Fiocruz Carlos Gadelha. A edição é da própria Fiocruz. Baixe o arquivo em pdf para ler quando e onde quiser.

Download: https://cee.fiocruz.br/sites/default/files/CEE%20Fiocruz%20-%20Saude%20e%20desenvolvimento.pdf

Em uma ação paralela, os escritores também lançarão um manifesto promovendo a ideia de que esse complexo será fundamental tanto para…

Ver o post original 475 mais palavras

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, conselheiro da Casa do Povo, EngD, CNTU e Aguaviva, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: