CNI: juros altos são o principal problema da indústria da construção

Hora do Povo

Além dos juros, o setor aponta as dificuldades no acesso ao crédito, segundo Sondagem da CNI

A taxa de juros elevada é apontada como principal problema da indústria da construção no terceiro trimestre deste ano, segundo a Sondagem Indústria da Construção da Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgada na terça-feira (1).

De acordo com o levantamento, a taxa de juros altos passou a ocupar o primeiro lugar no ranking dos principais problemas da indústria da construção, superando a falta ou o alto custo de matéria-prima, que figurava oito trimestres na liderança dos principais problemas apontados pelos empresários.

A CNI também registrou que o índice de facilidade de acesso ao crédito avançou 1,4 ponto, passando de 38,7 pontos para 40,1 pontos no período. Mas observou que “embora tenha havido aumento, o resultado para o trimestre encontra-se abaixo dos 50 pontos, indicando insatisfação com as condições de acesso ao crédito”, destacou a entidade.

No acumulado do ano, a produção industrial registrou queda de 1,1%, na comparação com o mesmo intervalo de meses de 2021, com resultados negativos em todas as grandes categorias econômicas, 15 dos 26 ramos, 56 dos 79 grupos e 61,0% dos 805 produtos pesquisados.

Em setembro, destaca o Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial, “a indústria repetiu o resultado do mês anterior e recuou -0,7%. Apesar disso, o perfil setorial indica uma piora neste final de trimestre, já que o sinal negativo se estendeu para um número bem maior de ramos e atingiu todos os macrossetores industriais, notadamente, bens intermediários e bens de consumo semi e não duráveis”. (+361 palavras, Hora do Povo)

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, conselheiro da Casa do Povo, EngD, CNTU e Aguaviva, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: