Ísis, a mãe de todos os faraós

Ísis e seu marido Osíres

Como no Brasil o dia é das crianças, vamos contar uma história bem antiga. Ísis foi uma divindade egípcia tida como a mãe de todos os faraós.

Ao lado de seu marido Osíres, muito antes das pirâmides, teria sido a primeira governante daquele povo, no norte da África.

Os egípcios acreditavam que Ísis era a responsável por trazer as cheias do Rio Nilo, fundamentais para a manutenção da vida naquela região no meio do deserto do Saara. Era considerada uma deusa que se preocupava em garantir o melhor para todas as pessoas.

Era também a protetora dos comerciantes e navegantes, sendo muito comum as pessoas que exerciam esses ofícios usarem talismãs como forma de garantir proteção e ajuda dela. Os egípcios acreditavam que Ísis tinha grandes poderes mágicos.

O governo de Osíris e Ísis era popular, e eles eram amados pelas pessoas.

Que a nossa querida Ísis e todas as crianças do mundo aproveitem cada bom momento da infância e tenham um futuro muito feliz!

Há um ano, balões e suas lições, uma fábula universal sobre a felicidade.

A história que contamos teve por base o PreparaEnen.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Deixe um comentário