Lecio Morais: Janet Yellen e a proposta de novo acordo “Bretton Woods 2”

Lécio Morais historia como “o comportamento dos EUA tem se constituído no grande transgressor das ordens, baseadas em regras, ordens criadas e patrocinadas por eles mesmos em benefício de sua supremacia.”
Após tratar dos casos – imposição e transgressão das regras – de Bretton Woods, GATT e OMC, ele esmiúça a nova proposta estadunidense de regras para um “comércio seguro” no mundo de hoje, no sentido de “excluir concorrentes mais competitivos”.
No entanto, o cientista político e economista alerta: se o plano de Yellen tiver sucesso após longas tratativas, seus futuros parceiros deverão esperar a futura transgressão das regras pelo seu proponente, dada a reputação do mesmo.

Blog do Renato

O que pretendem os Estados Unidos de uma nova “ordem, baseada em regras” para o comércio mundial

Em 19 de abril passado, Rana Foroohar, editora do Financial Times, publicou um artigo denominado “É hora de criar um novo Bretton Woods 2”, referindo-se à reunião de 1944, cujas resoluções fundaram uma nova institucionalidade econômica e financeira para a nascente supremacia americana sobre o chamado “mundo livre”. O artigo tem como fonte uma conferência da secretária de Tesouro americano, Janet Yellen, para o Conselho Atlântico, um conhecido think-tank do liberalismo. Nela Janet Yellen defende a necessidade de se pactuar uma “nova ordem, baseado em regras” para as relações comerciais internacionais.

A proposta da “nova ordem”, esboçada e densamente condensada, objetiva proteger o comércio de concorrentes “desleais”, e que fazem uso político de seus recursos naturais para desestruturar nossa (Estados Unidos) economia e exercer “alavancagem geopolítica indesejada”. A nova ordem limitaria ou expulsaria…

Ver o post original 3.418 mais palavras

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, conselheiro da Casa do Povo, CNTU e Aguaviva, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: